Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/10/2022 14:02. Atualizada em: 22/02/2024 16:52.

Exibição do filme Pureza e debate sobre trabalho escravo integram o Fórum Aberto de Educação Antirracista do TRT-4. Inscreva-se para participar!

Visualizações: 132
Início do corpo da notícia.

Arte para o Fórum.O 4º Fórum Aberto de Educação Antirracista do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), que acontece de 7 a 11 de novembro, promoverá, como uma de suas atividades, a exibição do filme Pureza. A transmissão será seguida de um debate com o diretor Renato Barbieri e profissionais que atuam no combate ao trabalho escravo contemporâneo. A atividade acontecerá no dia 9 de novembro (quarta-feira), das 14h às 18h, no Auditório Ruy Cirne Lima da Escola Judicial TRT-4, localizado no Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432, prédio III, 2º andar). O evento vai ser aberto também ao público externo. Inscreva-se aqui.Abre em nova aba

Caso tenha dúvidas para realizar a inscrição pelo sistema EJudTRT, consulte os tutoriais disponíveis para o público do TRT-4Abre em nova aba e o público externoAbre em nova aba.

Cartaz do filmeO drama de 1h40min é baseado em uma história real e foi lançado no país em 2020. Possui no elenco Matheus Abreu, Dira Paes, Flávio Bauraqui, Mariana Nunes e Sérgio Sartório. Leia abaixo a sinopse, seguida do trailer oficial.

Na trama, Pureza (Dira Paes) é uma mãe solo que mora com seu filho, Abel (Matheus Abreu), em uma pobre região do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a matriarca. Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz. Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais, a famosa escravidão moderna. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e poderoso, esta batalhadora mulher enfrentará a tudo e todos que ficarem à sua frente, sempre com uma fé religiosa inabalável e a esperança de encontrar o filho.

 A exibição do filme será seguida de um debate. Confira os integrantes da mesa:

  • Renato Barbieri: diretor do filme. Cineasta formado em psicologia pela PUC/SP (1986), começou na área do audiovisual na produtora Olhar Eletrônico, fundada em 1983, ao lado de Fernando Meirelles, Paulo Morelli, Marcelo Tas, Toniko Melo, entre outros. Dirigiu curtas e programas de televisão. Em 1992, fundou a própria produtora, Gaya Filmes, e passou a se dedicar aos documentários.
  • Mariana Lerina: juíza do Trabalho. Coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-4. 
  • Letícia Lemos da Silva: advogada especialista nas áreas de Direitos Humanos, relações raciais e violência doméstica.
  • Lucas Santos Fernandes: procurador do Trabalho no MPT-RS. Coordenador Regional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete) do MPT.
  • Brice Gaelfie Gouaka Bouaha: congolesa, estudante em Saúde Coletiva UFRGS, estágiaria na Secretaria Estadual de Saúde. Faz parte do grupo Bará, projeto de acolhimento de alunos imigrantes e refugiados.

Arte contendo a programação do Forum.Programação do 4º Fórum Aberto de Educação Antirracista do TRT-4 

07/11 (segunda-feira):

Roda de Conversa: Cotas Raciais e Comissões de Heteroidentificação: Por que existem?

Horário: 14h às 16h

Modalidade: encontro telepresencial pela plataforma Zoom. Após solicitar a inscrição para este encontro, os/as participantes receberão, por e-mail, o link de acesso à sala.

Ementa: A atividade abordará o procedimento de heteroidentificação do componente étnico-racial dos(as) candidatos(as) que se autodeclararam pretos(as) ou pardos(as) no último concurso público do TRT-4 (regulamentado pela Portaria TRT4 nº 3182/2022).

Debatedores(as):

  • Billy Malachias, mestre em Geografia Humana, pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro - NEINB/USP e do Núcleo de Pesquisa em Geografia e Redes de Conhecimento e Saberes Pró-Meridionais da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor da Fundação Poli Saber.
  • Cinthia Marques Santos, mestra em Antropologia, doutoranda em Ciências Sociais, consultora em relações raciais para a Fundação Carlos Chagas (FCC).
  • Dagoberto José Fonseca, mestre e doutor em Ciências Sociais, pós-doutor em Educação, professor de Antropologia Brasileira da UNESP.
  • Elaine Lidia de Souza Craus, servidora do TRT-4, membra do Comitê Gestor de Equidade de Gênero Raça e Diversidade, integrante do Coletivo de Negros e da Comissão de Heteroidentificação dos candidatos autodeclarados negros no concurso de servidores do TRT4. Pós-graduada em Direito Previdenciário e Especialista em Direitos Humanos.
  • Jussara Santos, doutora em Educação Infantil e para as relações étnico-raciais.
  • Marcio Meireles Martins, servidor do TRT-4.
  • Rafael Selicani Teixeira, servidor do TRT-4 e Professor de Direito Processual do Trabalho e Prática Processual Trabalhista. Mestre em Ciências Jurídicas e Doutorando em Direito Público.

Carga Horária: 2 horas-aula.

Increva-se neste encontro até o dia 03/11/2022.

09/11 (quarta-feira):

Transmissão e Debate sobre o filme "Pureza"

Horário: 14h às 18h

Modalidade: encontro presencial. Não haverá transmissão on-line e gravação do evento. Há previsão de pagamento de diárias aos(às) magistrados(as) e servidores(as) do TRT-4 participantes, quando devidas. Despesas com deslocamento poderão ser ressarcidas, conforme orientações anexas.

Ementa: transmissão do filme, seguida de debate. Inspirado em uma história real, “Pureza” retrata a história de uma mulher homônima, interpretada por Dira Paes, na incessante busca por encontrar e libertar o filho. O jovem Abel (Matheus Abreu) saiu de casa na esperança de conseguir trabalho no garimpo, mas some sem dar notícias.

Local: Auditório Ruy Cirne Lima, junto à sede da EJud4 (Av. Praia de Belas, 1432, prédio 3, 2º andar, Porto Alegre, RS).

Debatedores(as):

  • Brice Gaelfie Gouaka Bouaha, estudante em Saúde Coletiva. Bolsista de Iniciação Científica CNPQ da pesquisa "Sofrimento Psíquico, Estratégias de Produção de Saúde e Invenção do Bem Viver por Mulheres Imigrantes em Tempos Pandêmicos". Integrante do grupo Bará.
  • Mariana Piccoli Lerina, juíza do TRT-4 e coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.
  • Letícia Lemos da Silva, advogada, especialista nas áreas de Direitos Humanos, Relações Raciais e Violência Doméstica.
  • Lucas Santos Fernandes, procurador do Trabalho, coordenador Regional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete) do MPT.
  • Renato Barbieri, cineasta e diretor do filme.

Carga Horária: 4 horas-aula.

Inscreva-se neste encontroAbre em nova aba até as 12h do dia 07/11/2022.

11/11 (sexta-feira):

Palestra On-Line > Enegrecendo Espaços Públicos

Horário: 15h às 16h30min

Modalidade: encontro presencial pela plataforma Zoom. Após solicitar a inscrição para este encontro, os/as participantes receberão, por e-mail, o link de acesso à sala.

Ementa: a atividade abordará o tema do enegrecimento dos espaços públicos: o que significa, qual sua importância e que ações devemos adotar para conquistá-lo.

Palestrante: Carla Akotirene, assistente Social, doutora em Estudos Feministas. Autora dos livros “O que é interseccionalidade?”, pela Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro, e “Ó Paí Prezada! Racismo e sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”, ambos publicados pela Editora Jandaíra. Idealizadora da Opará Saberes, primeiro curso de extensão voltado à capacitação de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas.

Mediadora: Milena de Cássia Silva de Oliveira, servidora do TRT-4, membra do Coletivo Negros do TRT.

Carga Horária: 1,5 hora-aula

Inscreva-se neste encontroAbre em nova aba até o dia 09/11/2022.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Bárbara Frank (Secom-TRT4).
Tags que marcam a notícia:
acontececapacitaçãotrabalho decente
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista