Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 19/10/2022 10:55. Atualizada em: 19/10/2022 11:39.

Outubro Rosa: Entenda os fatores de risco e a importância da prevenção contra o câncer de mama

Visualizações: 51
Início do corpo da notícia.
Prédio-Sede
Prédio-Sede do TRT-4 recebeu iluminação especial

O câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum nas mulheres de todo o mundo. Apenas no Brasil, em 2021, surgiram 66,2 mil novos casos, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A taxa de prevalência é de 61,6 casos para cada grupo de 100 mil mulheres. Quanto à mortalidade, a doença ocupa o primeiro lugar no país, quando comparada com outros cânceres que acometem pessoas do sexo feminino. Tanto a taxa de prevalência como a de mortalidade variam de acordo com a região: Sul e Sudeste são as regiões campeãs em ambos os casos.

No entanto, diante desse perigo, existe uma boa notícia: quando detectado em estágio inicial, a chance de cura chega a 95%. Dada a importância da prevenção, o movimento internacional de conscientização a respeito da doença, batizado de Outubro Rosa, em 2022, traz o lema: "Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você"? Todos os anos, no mês de outubro, instituições públicas e privadas adotam medidas com o objetivo de levar informação qualificada sobre a doença à população. Na Justiça do Trabalho gaúcha, o Prédio-Sede do Tribunal e o Foro Trabalhista de Porto Alegre foram iluminados com a cor rosa, em alusão à campanha.

Foro Trabalhista de Porto Alegre
Foro Trabalhista de Porto Alegre também foi iluminado

O câncer de mama tem múltiplas causas, que podem ter origens comportamentais/ambientais (obesidade e sobrepeso após a menopausa, atividade física insuficiente, consumo de bebidas alcoólicas, dentre outras), em aspectos reprodutivos/hormonais das mulheres (primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter filhos, primeira gravidez após os 30 anos, uso de contraceptivos hormonais), e hereditárias/genéticas (histórico familiar de câncer e alterações genéticas).

As medidas de prevenção mais comumente recomendadas são as seguintes:

  - Prática de atividade física: igual ou acima de 150 minutos por semana de atividade moderada;

  - Manter o peso corporal adequado;

  - Diminuir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas;

  - Não fumar;

  - Para as lactantes, amamentar o maior período possível.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) disponibiliza a cartilha "Câncer de Mama: vamos falar sobre isso?", com informações completas sobre a detecção, formas de prevenção, causas e tratamentos da doença, dentre outros aspectos. 

WhatsApp Image 2022-10-19 at 10.43.40.jpegAbre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Juliano Machado e fotos de Carlos Eduardo Rodrigues (Secom/TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista