Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 09/08/2022 15:28. Atualizada em: 09/08/2022 15:29.

Saiba mais sobre o compromisso do TRT-4 com o pacto global da ONU

Visualizações: 64
Início do corpo da notícia.

Foto das mãos de várias pessoas formando um círculo, representando a união de esforços para atingir um objetivo comum.O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) integra a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas (ONU) desde dezembro de 2021. Com a adesão, a Justiça do Trabalho gaúcha comprometeu-se a implementar os 10 princípios do Pacto Global em sua estratégia e a seguí-los no seu dia a dia. Eles estão relacionados aos temas "Direitos Humanos", "Trabalho", "Meio Ambiente" e  "Anticorrupção".  

Confira abaixo quais são os princípios: 

1. Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente. 

2. Assegurar-se de sua não-participação em violações desses direitos. 

3. Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.  

4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório. 

5. A abolição efetiva do trabalho infantil.

6. Eliminar a discriminação no emprego. 

7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental. 

9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina. 

Os 10 princípios são derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. 

Agenda 2030 

Logo da Agenda 2030 no TRT-4 com o subtítulo "Nosso compromisso com o presente e com o futuro"O pacto também estimula seus integrantes a enfrentarem os principais desafios contemporâneos da humanidade, atualmente representados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030. Trata-se de um compromisso global assumido em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil. 

A agenda é coordenada pela ONU e propõe a ação de governos, instituições, empresas e a sociedade em geral para o enfrentamento dos maiores desafios do mundo contemporâneo. Os 17 ODS estão relacionados com a efetivação dos direitos humanos e a promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, econômica, ambiental e institucional. 

Movimentos da "Ambição 2030"

A juíza do Trabalho Carolina Gralha e a servidora Anita Cristina de Jesus representaram o TRT-4 na última reunião realizada pela Plataforma de Direitos Humanos do Pacto Global. Na ocasião foram apresentados os movimentos Elas Lideram 2030, Salário Digno, Raça é Prioridade e Mente em Foco, que integram a iniciativa Ambição 2030, além do projeto Empoderando Refugiadas. A Ambição 2030 é composta por movimentos criados para expandir o engajamento na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Assista abaixo ao vídeo de lançamento da "Ambição 2030": 

Durante a reunião, também foi apresentada a música "Salário Digno", gravada pela cantora Margareth Menezes, com a rapper MC Soffia e o trio Gilsons. Confira abaixo o teaser de lançamento da música, que já está disponível nas plataformas de streaming: 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-4 com informações da Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista