Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 19/07/2022 18:03. Atualizada em: 19/07/2022 18:03.

Nota pública da Frentas-RS defende o sistema eleitoral brasileiro

Visualizações: 35
Início do corpo da notícia.

NOTA PÚBLICA

A Frentas-RS, entidade composta pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), Associação dos Juízes Federais do RS (Ajufergs), Associação dos Juízes do RS (Ajuris) e Associação do Ministério Público do RS (AMPRS), diante das manifestações ocorridas no dia 18 de julho de 2022, vem a público dizer: 

1. O sistema eleitoral brasileiro é seguro como comprovam as inúmeras eleições havidas desde a redemocratização do Brasil. 

2. É inadmissível qualquer insinuação de interferência das Forças Armadas no processo eleitoral. Além disso, mostram-se absolutamente levianas e irresponsáveis acusações de fraude nas eleições, desprovidas de elementos probatórios que as sustentem.

3. Portanto e neste contexto, merecem repúdio todos os ataques, ameaças, intimidações e coações físicas ou morais a quaisquer magistrados ou tribunais, pois atentatórios ao livre exercício do Poder Judiciário, em especial o Eleitoral (art. 85, inc. II, da CRFB/88).

4. Igualmente, não é próprio do Estado Democrático de Direito e afeta a soberania nacional (art. 1, inc. I, da CRFB/88) colocar em xeque o sistema eleitoral frente a Estados Estrangeiros.

5. A Frentas-RS considera graves os episódios de 18/7/2022 e concita a Sociedade Civil a acompanhar o Poder Judiciário na defesa das instituições democráticas. 

FRENTE ASSOCIATIVA DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO RIO GRANDE DO SUL (FRENTAS-RS)

Captura de Tela 2022-07-19 a`s 17.43.35.png

“Não podemos nos calar diante dos desvarios que buscam criar narrativas falaciosas a respeito de nosso sólido processo eleitoral e da estrutura de nosso Estado Democrático de Direito. Neste sentido, a AMATRA IV, integrante da FRENTAS/RS, assina, com as demais entidades, a manifestação pública que segue”, refere o presidente da Associação, Márcio Lima do Amaral. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Frentas-RS e Amatra IV
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista