Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 24/03/2026 18:17. Atualizada em: 24/03/2026 18:18.

Direito e Literatura: Inscrições para evento com a escritora Lília Guerra são prorrogadas até quinta-feira (26/3)

Visualizações: 28
Início do corpo da notícia.

cartaz com informações gerais sobre o evento e as fotos da escritora e dos mediadores As inscrições para o evento online com a escritora Lília Guerra foram prorrogadas até quinta-feira (26/3). Aberto ao público em geral, o encontro vai discutir a relação entre Direito e Literatura, com foco no tema “Perifobia: narrativas, estigmas e desigualdades no espaço urbano”.

 A atividade será realizada pela plataforma Zoom, na quinta-feira (26/3), das 17h às 19h.

Inscreva-se aqui. Abre em nova aba

O evento marca a abertura do ciclo de encontros sobre Direito e Literatura promovido pela Escola Judicial do TRT-RS em 2026.

Lília Guerra é autora de obras como PerifobiaO céu para os bastardos e Rua do Larguinho. Reconhecida por seu trabalho de incentivo à leitura em áreas periféricas de São Paulo, Lília trará sua perspectiva sobre narrativas e estigmas urbanos. 

O debate terá ainda a participação das juízas Maria Teresa Vieira da Silva (TRT-RS) e Daniela Floss (TRT-RS), e do juiz Oscar Krost (TRT-SC).

A proposta do encontro parte da premissa de que o ensino jurídico tradicional, focado excessivamente na técnica, precisa incorporar dimensões humanistas. O estudo da Literatura favorece a análise crítica e a interpretação de fenômenos sociais, auxiliando no desenvolvimento de um raciocínio jurídico mais sensível às relações humanas e à realidade social.

Programação

O evento seguirá o seguinte cronograma:

  • 17h: Boas-vindas da Escola Judicial;
  • 17h05: Apresentação do Projeto Direito e Literatura e dos debatedores;
  • 17h10 às 18h10: Exposição da convidada Lília Guerra;
  • 18h10 às 19h: Debates e interação com o público.


Acessibilidade

Recursos de acessibilidade serão disponibilizados conforme as necessidades indicadas pelos participantes no momento da inscrição.

Para quem não puder acompanhar ao vivo, o encontro será gravado e disponibilizado oportunamente no canal do YouTube da Escola Judicial.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
capacitação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias