Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 25/02/2026 16:51. Atualizada em: 25/02/2026 18:12.

Desembargador João Alfredo Miranda participa de sua última sessão de julgamento no TRT-RS

Visualizações: 149
Início do corpo da notícia.
João Aflredo branco e grisalho. Usa óculos de grau fino e vesta toga. Está sorrindo.
João Aflredo Borges Antunes de Miranda

O desembargador João Alfredo Borges Antunes de Miranda participou, nesta quarta-feira (25/2), de sua última sessão de julgamento no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), pela 9ª Turma. Sua aposentadoria está prevista para o dia 3 de março. 

Na abertura da sessão, o presidente da 9ª Turma, desembargador Luiz Alberto de Vargas, destacou a trajetória do magistrado. “Vossa excelência fez tanto, de maneira tão brilhante, generosa e amável. Deixa amigos e saudades por onde passou. Não tem como expressar todo o agradecimento, todo o reconhecimento de uma vida dedicada à Justiça do Trabalho”, declarou. 

Vargas é branco grisalho. Fala sorrindo e olhando para a esquerda da imagem, vestindo toga.
Luiz Alberto de Vargas

Em nome do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), o procurador regional do Trabalho Victor Hugo Laitano também se manifestou. “O desembargador João Alfredo sempre honrou a magistratura e respeitou muito o Ministério Público. Registramos nossa admiração por sua generosidade, seu caráter ilibado e sua forma cordial de tratar a todos”, declarou. 

O desembargador João Alfredo agradeceu às homenagens recebidas. “Neste período de mais de quarenta anos, sempre houve colaboração efetiva e um relacionamento excelente”, destacou. 

Victor é branco e grisalho. Usa óculos e veste toga. Está falando e olhando para a direita.
Victor Hugo Laitano

Também participaram da sessão de julgamento a desembargadora Lucia Ehrenbrink e os desembargadores João Batista de Matos Danda e Janney Camargo Bina. 

Trajetória 

Natural de Santa Maria/RS, João Alfredo Borges Antunes de Miranda graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e em Ciências Políticas e Econômicas pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG).  Ingressou no TRT-RS como técnico judiciário, em maio de 1979. Tomou posse  como juiz do Trabalho substituto em março de 1980. Foi promovido a juiz titular em outubro de 1983, presidindo as Juntas de Conciliação e Julgamento de Rosário do Sul e de Camaquã, e a 21ª Vara do Trabalho de Porto Alegre. Sua posse como desembargador do TRT-RS ocorreu em novembro de 2000. Integra a 8ª Turma Julgadora e a Seção de Dissídios Coletivos desde janeiro deste ano. 

oito pessoas aparecem na imagem, durante a sessão de julgamento. Os magistrados estão em mesas nas laterais e ao fundo, em formato de U.
Última sessão de julgamento do magistrado ocorreu na 9ª Turma do TRT-RS
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde e Priscilla Machado Soares (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias