Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 10/10/2025 18:35. Atualizada em: 10/10/2025 18:39.

Encontro Institucional: Ministro Caputo Bastos reforça importância da mediação e da conciliação na Justiça do Trabalho

Visualizações: 55
Início do corpo da notícia.
Ministro Caputo fala ao microfone gesticula. Ele é branco, de barba e cabelo grisalho, veste terno escuro com camisa branca e gravata cinza. A seu lado aparece o vice-presidente Alexandre Corrêa da Cruz.
Guilherme Caputo Bastos

O encerramento do 20º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho contou com a participação do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Guilherme Caputo Bastos. Em um momento de interação com magistrados e magistradas da 4ª Região, o ministro apresentou alguns pontos de vista e trocou ideias sobre diversos assuntos relacionados ao Judiciário Trabalhista. 

A atividade ocorreu no final da manhã desta sexta-feira (10/10), no auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Campus da Região das Hortênsias, em Canela. O 20º Encontro da Magistratura foi promovido pela Escola Judicial do TRT-RS e contou com palestras, debates e oficinas sobre temas ligados à magistratura e à Justiça do Trabalho.

Além da participação no Encontro da Magistratura, o ministro visita o Rio Grande do Sul para inaugurar o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de Bento Gonçalves. Segundo ele, as conciliações e as mediações serão a tônica de sua gestão à frente da Vice-Presidência do TST. "Todas as estruturas de conciliação, como os Cejuscs e os Nupemecs, serão apoiadas pela nossa gestão", afirmou.

Vista aérea do auditório. Público aparece em primeiro plano, de costas. Ao fundo está o palco com quatro pessoas sentadas.
Evento ocorreu no auditório da UCS

As reclamações pré-processuais, uma inovação da 4ª Região, como pontuou Caputo Bastos, também serão estimuladas, como forma de resolver conflitos e garantir empregos. Como exemplo, o ministro citou um caso em que a atuação do TST preservou cerca de 2.500 empregos, em uma empresa ligada a uma companhia telefônica em recuperação judicial. A solução exigiu esforço de integração entre o Judiciário Trabalhista e a Justiça Comum. "Esse tipo de atuação é a 'cereja do bolo' hoje no TST", frisou.

O magistrado também defendeu que a Justiça do Trabalho aprimore sua atuação junto ao CNJ, como já fazem alguns outros ramos do Judiciário, além de defender que alguns temas relacionados à Justiça do Trabalho tenham respostas mais assertivas para mostrar o trabalho da instituição à sociedade.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Juliano Machado e fotos de Guilherme Lund (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
capacitação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias