Prêmio de Equidade Racial do CNJ: TRT-RS conquista 2º lugar na categoria “Boas Práticas”

em 2021 pelo TRT-RS
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) conquistou a segunda posição entre tribunais brasileiros, na categoria “Boas Práticas” do 2º Prêmio de Equidade Racial do Conselho Nacional de Justiça. Os vencedores foram anunciados na sexta-feira (26/9).
“Percursos, vivências e memórias de servidores e magistrados negros e negras do TRT-4” foi o projeto que recebeu o reconhecimento.
Entre 2020 e 2021, foram realizadas 27 entrevistas com servidores e juízes, ativos e inativos, autodeclarados negros. As trajetórias pessoais e profissionais, narradas em formato de história oral, renderam 120 horas de gravações.
O trabalho resultou no livro “Negras Memórias - Percursos e Vivências de Negros e Negras do TRT-4”Abre em nova aba e no documentário “O futuro do mundo é preto”.Abre em nova aba
Instituído pela Resolução CNJ n. 519/2023Abre em nova aba, o prêmio do CNJ integra o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade RacialAbre em nova aba e avalia ações desenvolvidas para o enfrentamento do racismo.
O primeiro colocado foi o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ). O TRT-RS ficou empatado tecnicamente com Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI). A terceira posição é do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Receberam menções honrosas na categoria “Boas Práticas” o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA).
Leia outras informações sobre o prêmio aquiAbre em nova aba.