Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 12/08/2025 14:13. Atualizada em: 12/08/2025 14:14.

Presidente Martins Costa e desembargador Papaléo participam do Programa Pampa Debates. Assista aqui à entrevista.

Visualizações: 67
Início da galeria de imagens.
A foto mostra apresentador e convidados posando para foto na bancada do programa.
Programa Pampa Debates.
Desembargadores Emílio Papaléo Zin e Ricardo Martins Costa.
Programa Pampa Debates.
Desembargador Ricardo Martins Costa.
Programa Pampa Debates.
Programa Pampa Debates.
Desembargador Emílio Papaléo Zin.
Programa Pampa Debates.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Ricardo Martins Costa, participou na segunda-feira (11/8) do programa Pampa Debates, da TV Pampa. A bancada também contou com o desembargador Emílio Papaléo Zin, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e o ex-governador Germano Rigotto. A apresentação foi conduzida pelo jornalista Paulo Sérgio Pinto.

Durante mais de uma hora, os participantes discutiram temas ligados à Justiça do Trabalho, à advocacia e ao cenário social e econômico do país.

Martins Costa destacou que o mundo do trabalho vive um momento de transformação acelerada, com novas formas de relação que desafiam a legislação existente. “Nós, juízes, vemos isso o dia inteiro, novas formas de relação de trabalho que não têm um modelo regulado, mas que precisam dessa regulamentação”, afirmou. 

O presidente do TRT-RS também ressaltou que o Tribunal Superior do Trabalho tem se dedicado à uniformização da jurisprudência, o que considera essencial para reduzir divergências interpretativas e dar mais segurança jurídica.

Já o desembargador Emílio Papaléo Zin chamou atenção para aspectos culturais e estruturais que contribuem para o grande volume de ações na Justiça. 

“Temos uma cultura de não cumprir espontaneamente a lei e somos o país do litígio”, observou. Para ele, a estabilidade econômica e financeira é fator essencial para reduzir conflitos. 

Papaléo também reforçou a importância da harmonia entre magistratura e advocacia: “Embora trilhemos caminhos distintos, o nosso propósito é o mesmo. Advogado não é inimigo de juiz, pelo contrário, são partícipes de uma relação muito importante que dá estabilidade à ordem social”.

Assista abaixo à entrevista, no YouTube da TV Pampa.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias