Presidente Martins Costa e desembargador Papaléo participam do Programa Pampa Debates. Assista aqui à entrevista.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Ricardo Martins Costa, participou na segunda-feira (11/8) do programa Pampa Debates, da TV Pampa. A bancada também contou com o desembargador Emílio Papaléo Zin, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e o ex-governador Germano Rigotto. A apresentação foi conduzida pelo jornalista Paulo Sérgio Pinto.
Durante mais de uma hora, os participantes discutiram temas ligados à Justiça do Trabalho, à advocacia e ao cenário social e econômico do país.
Martins Costa destacou que o mundo do trabalho vive um momento de transformação acelerada, com novas formas de relação que desafiam a legislação existente. “Nós, juízes, vemos isso o dia inteiro, novas formas de relação de trabalho que não têm um modelo regulado, mas que precisam dessa regulamentação”, afirmou.
O presidente do TRT-RS também ressaltou que o Tribunal Superior do Trabalho tem se dedicado à uniformização da jurisprudência, o que considera essencial para reduzir divergências interpretativas e dar mais segurança jurídica.
Já o desembargador Emílio Papaléo Zin chamou atenção para aspectos culturais e estruturais que contribuem para o grande volume de ações na Justiça.
“Temos uma cultura de não cumprir espontaneamente a lei e somos o país do litígio”, observou. Para ele, a estabilidade econômica e financeira é fator essencial para reduzir conflitos.
Papaléo também reforçou a importância da harmonia entre magistratura e advocacia: “Embora trilhemos caminhos distintos, o nosso propósito é o mesmo. Advogado não é inimigo de juiz, pelo contrário, são partícipes de uma relação muito importante que dá estabilidade à ordem social”.
Assista abaixo à entrevista, no YouTube da TV Pampa.