Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 13/08/2025 16:25. Atualizada em: 13/08/2025 17:06.

Ferramentas Galileu e Aegis, do TRT-RS, são finalistas no Prêmio de Inovação do Poder Judiciário

Visualizações: 112
Início do corpo da notícia.

Duas soluções tecnológicas desenvolvidas pela Justiça do Trabalho gaúcha estão entre as finalistas no Prêmio de Inovação do Poder Judiciário de 2025: a ferramenta Galileu e o robô Aegis. A premiação reconhece iniciativas que enfrentam os desafios da Justiça brasileira. Os vencedores serão anunciados durante o Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs), que neste ano ocorrerá de 3 a 5 de setembro, em Belém/PA. 

Galileu: agilidade e coerência

O Galileu auxilia na elaboração de minutas de sentença. Ele utiliza a inteligência artificial para realizar uma leitura automática das petições iniciais e contestações, identificando os pedidos e apresentando resumos e sugestões de subsídios, a partir de bancos de dados com curadoria. 

A ferramenta foi criada para reduzir o volume de tarefas burocráticas enfrentadas por magistrados e servidores. O Galileu não faz análise jurídica nem avalia provas, é apenas um instrumento tecnológico que permite ao usuário ter uma visão mais clara sobre os fatos do processo. O sistema tem a garantia da revisão humana em cada etapa, não apenas no resultado final.

Atualmente, o Galileu encontra-se em fase de distribuição e treinamento para toda a Justiça do Trabalho.

Além de agilizar o processo decisório, o Galileu também busca garantir maior coerência e segurança na produção das sentenças. Ele concorre à premiação na categoria Tecnologia Judicial Inovadora.

Aegis: segurança

O Aegis reforça a segurança da comunidade que frequenta os prédios da Justiça do Trabalho gaúcha. A ferramenta cruza os dados dos participantes de audiências presenciais com o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões do CNJ. Assim, é possível identificar, com antecedência, a existência de mandados de prisão em aberto, relacionados a essas pessoas.

O sistema não realiza levantamento de antecedentes e histórico prisional, apenas constata a existência de mandados de prisão em aberto. A ferramenta utiliza fontes abertas de dados, atendendo a LGPD.

O Aegis foi implantado nos Foros Trabalhistas de Porto Alegre e Novo Hamburgo em abril deste ano. Desde maio, já é utilizado em todas as unidades judiciárias do TRT-RS na região metropolitana. Ele concorre na categoria Gestão Judicial Inovadora.

Projetos do Linova

Galileu e Aegis são projetos conduzidos pelo Laboratório de Inovação do TRT-RS (Linova), com atuação técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic). Eles contaram com equipes de projeto estruturadas, forte orientação negocial e programas de testagem, homologação e distribuição.

Logo do Linova em azul e laranja. A palavra Linova está no centro, em azul. Acima da letra I aparece um círculo laranja. Abaixo da sigla está escrito "Laboratório de Inovação" em laranja, e mais abaixo aparece o logo do TRT-RS em azul.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
tecnologia
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias