Ferramentas Galileu e Aegis, do TRT-RS, são finalistas no Prêmio de Inovação do Poder Judiciário
Duas soluções tecnológicas desenvolvidas pela Justiça do Trabalho gaúcha estão entre as finalistas no Prêmio de Inovação do Poder Judiciário de 2025: a ferramenta Galileu e o robô Aegis. A premiação reconhece iniciativas que enfrentam os desafios da Justiça brasileira. Os vencedores serão anunciados durante o Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs), que neste ano ocorrerá de 3 a 5 de setembro, em Belém/PA.
Galileu: agilidade e coerência
O Galileu auxilia na elaboração de minutas de sentença. Ele utiliza a inteligência artificial para realizar uma leitura automática das petições iniciais e contestações, identificando os pedidos e apresentando resumos e sugestões de subsídios, a partir de bancos de dados com curadoria.
A ferramenta foi criada para reduzir o volume de tarefas burocráticas enfrentadas por magistrados e servidores. O Galileu não faz análise jurídica nem avalia provas, é apenas um instrumento tecnológico que permite ao usuário ter uma visão mais clara sobre os fatos do processo. O sistema tem a garantia da revisão humana em cada etapa, não apenas no resultado final.
Atualmente, o Galileu encontra-se em fase de distribuição e treinamento para toda a Justiça do Trabalho.
Além de agilizar o processo decisório, o Galileu também busca garantir maior coerência e segurança na produção das sentenças. Ele concorre à premiação na categoria Tecnologia Judicial Inovadora.
Aegis: segurança
O Aegis reforça a segurança da comunidade que frequenta os prédios da Justiça do Trabalho gaúcha. A ferramenta cruza os dados dos participantes de audiências presenciais com o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões do CNJ. Assim, é possível identificar, com antecedência, a existência de mandados de prisão em aberto, relacionados a essas pessoas.
O sistema não realiza levantamento de antecedentes e histórico prisional, apenas constata a existência de mandados de prisão em aberto. A ferramenta utiliza fontes abertas de dados, atendendo a LGPD.
O Aegis foi implantado nos Foros Trabalhistas de Porto Alegre e Novo Hamburgo em abril deste ano. Desde maio, já é utilizado em todas as unidades judiciárias do TRT-RS na região metropolitana. Ele concorre na categoria Gestão Judicial Inovadora.
Projetos do Linova
Galileu e Aegis são projetos conduzidos pelo Laboratório de Inovação do TRT-RS (Linova), com atuação técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic). Eles contaram com equipes de projeto estruturadas, forte orientação negocial e programas de testagem, homologação e distribuição.