Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 27/05/2025 14:34. Atualizada em: 27/05/2025 15:32.

Alunos do Colégio Monteiro Lobato visitam o TRT-RS pelo projeto Cultura da Paz no Ambiente Escolar

Visualizações: 103
Início do corpo da notícia.

Estudantes posando para foto no plenário.Na manhã desta terça-feira (27/5), 24 alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Monteiro Lobato, de Porto Alegre, visitaram o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). Os estudantes estavam acompanhados pela coordenadora pedagógica da escola, Kátia Beppler Macagnan.

A atividade integra o projeto Cultura da Paz no Ambiente Escolar - Solução Adequada de Conflitos em Escolas, uma iniciativa da Vice-Presidência do TRT-RS.

Alunos estão sentados no Cejusc, prestando atenção na fala da coordenadora Luciana Bohm Stahnke.

Recepcionados pelo Cerimonial do Tribunal e pela juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier, os estudantes foram conduzidos ao Plenário, onde assistiram a um vídeo institucional sobre o funcionamento da Justiça do TrabalhoAbre em nova aba e conheceram a sala de togas.

No local, a juíza Luciana esclareceu dúvidas sobre a atuação do Tribunal. “Vocês estão em um momento de decisão sobre o futuro profissional, e essa experiência permite conhecer melhor o funcionamento da Justiça do Trabalho. Mesmo que não sigam a carreira no Direito, é importante ter esse conhecimento, pois ele será útil ao longo da vida”, afirmou.

imagem do certificado de embaixador da cultura da paz

A magistrada também conversou com os alunos sobre conciliação e mediação, justiça multiportas e cultura da paz, o que pode ser adotado pelos estudantes em qualquer caminho que seja trilhado.

Em seguida, os alunos visitaram o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do segundo grau, onde foram recebidos pela coordenadora da unidade, juíza Luciana Bohm Stahnke. Ela apresentou as principais atividades desenvolvidas pelo setor e destacou a realização da Semana da Conciliação, que está em andamento. Durante esse período, todo o Judiciário trabalhista se mobiliza com o objetivo de promover o maior número possível de acordos entre as partes, incentivando a resolução consensual de conflitos.

Advogada Raquel, ao lado dos representantes da Sindisaúde, fala com o grupo de alunos que estão sentados na sala de convivência.Os estudantes também acompanharam uma mediação coletiva pré-processual entre o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde (Sindisaúde) e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (Fehosul).

A mediação foi conduzida pelo vice-presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz. O Ministério Público do Trabalho foi representado pelo procurador regional Viktor Byruchko Júnior. Os advogados Raquel Paese e José Pedro Pedrassani, que participaram da mediação representando o Sindisaúde e a Fehosul, respectivamente, aproveitaram a presença dos alunos para explicar, de forma didática, como funciona esse método de resolução de conflitos.

Advogado José, vestindo terno, fala com o grupo de alunos que estão sentados na sala de convivência.

O projeto Cultura da Paz no Ambiente Escolar está alinhado ao 16º Objetivo da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento SustentávelAbre em nova aba, que trata de “paz, justiça e instituições eficazes”. A Agenda 2030 reúne 17 objetivos interligados que abordam os principais desafios do desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo.

Ao final da visita, os alunos receberam certificado de embaixadores da cultura da paz.

Grupo de alunos posando para foto segurando certificados nas mãos. Todos sorriem e estão lado a lado na recepção do Tribunal.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Priscilla Soares (Secom/TRT-RS).
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias