Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 05/05/2025 17:30. Atualizada em: 05/05/2025 17:30.

Nascidas nos mesmos dia e horário: empate inédito para vaga de estágio leva TRT-RS a definir classificação por sorteio

Visualizações: 112
Início do corpo da notícia.

Balança de ouro desequilibrada, com base de madeira escura, sendo segurada por uma mão feminina com unhas bem feitas. O fundo é rosa claro, transmitindo uma estética suave e minimalista.Pela primeira vez na história do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), um empate absoluto entre duas candidatas exigiu a realização de sorteio para definição da ordem de classificação no processo seletivo de estágio.

As candidatas, inscritas para estágio no Foro Trabalhista de Taquara, obtiveram a mesma nota na prova classificatória: 29 pontos, de um total de 30. Ambas alcançaram pontuação máxima em Língua Portuguesa (20/20) e nove pontos em Informática (9/10), primeiro critério de desempate previsto em edital. A sequência de coincidências prosseguiu nos demais critérios: as duas nasceram no mesmo dia (18/07/2004), à mesma hora e minuto (8h50), esgotando todas as possibilidades de desempate regulamentadas.

Diante da excepcionalidade da situação, a Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT-RS submeteu o caso à consideração da Administração do Tribunal. A decisão foi pela realização de sorteio público, no menor prazo possível e na própria cidade de inscrição, de forma a não comprometer o cronograma previsto para o processo seletivo.

O sorteio foi realizado na última sexta-feira, às 11 horas, no Foro Trabalhista de Taquara. Estiveram presentes um servidor do quadro do Tribunal e um representante da Super Estágios. Apenas uma das candidatas compareceu. O procedimento seguiu os princípios da publicidade, transparência e isonomia, sendo registrado em ata. 

A homologação final do processo seletivo será publicada nesta terça-feira (6/5) — data alterada em relação à previsão original de 30 de abril, exclusivamente em razão da necessidade de deliberação sobre o caso.

Cada uma das quatro Varas do Trabalho de Taquara conta com uma vaga para estágio. Atualmente, duas dessas vagas estão ocupadas. Os dois primeiros na disputa atual serão chamados para assumir as duas vagas que estão abertas. As estudantes que ficaram empatadas disputaram o quarto lugar para cadastro reserva. A que não foi sorteada, ficará na quinta colocação. A lista de espera ainda tem outros 12 candidatos.

O processo seletivo em questão terá validade de 180 dias.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias