Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 06/06/2022 10:47. Atualizada em: 06/06/2022 11:01.

Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça os números de sustentabilidade do TRT-4

Visualizações: 59
Início do corpo da notícia.

Ilustração mostra um globo terrestre sobre plantas. No fundo também há plantas desfocadas.Mais do que uma data de comemoração, o 5 de junho serve à conscientização sobre o tema. Enchentes, inundações, queimadas em áreas extensas e ilhas de plástico flutuantes nos oceanos: vivemos um período no qual os eventos climáticos extremos impactam de forma inédita a vida humana, principalmente, em grandes centros urbanos. A Constituição Federal prevê que todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e atribuiu à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

Para além de políticas públicas de urbanização, saneamento e preservação, há medidas simples, em âmbito individual ou coletivo, que podem ajudar a minimizar danos. Alinhadas a esse propósito, as instituições públicas estão, cada vez mais, adotando práticas de educação e de capacitação ambiental. No Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), existem duas áreas especializadas em sustentabilidade. Há uma Seção e uma Comissão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, sendo a última formada por magistrados e servidores. Um mundo mais sustentável — esta é uma prioridade e uma responsabilidade do TRT-4.

Conheça os dados de economia do Tribunal no período de 2015-2021: 

  • Redução de 98% no consumo de papel;
  • Redução de 100% no consumo de copos plásticos;
  • Redução de 94% no número de impressões;
  • Redução de 53% no consumo de energia elétrica;
  • Redução de 64% no consumo de água.


Também foram adotadas medidas de sustentabilidade na infraestrutura dos 75 prédios da instituição: 

  • 64 já implantaram Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
  • 54 contam com bicicletário;
  • 12 utilizam energia fotovoltaica (solar);
  • Oito utilizam iluminação 100% em LED;
  • Nove têm sistema de reutilização de água de chuvas para limpeza externa e rega de jardins.
  • A Justiça do Trabalho Gaúcha é 100% eletrônica desde 2019, quando foi concluída a migração do acervo de processos físicos para o PJe. A implantação do sistema de processo eletrônico em todas as unidades judiciárias de primeiro e segundo graus ocorreu entre 2012 e 2015.


Destaque Nacional
– O TRT-4 ocupa o terceiro lugar no índice de desempenho de sustentabilidade entre os tribunais trabalhistas, na 5ª edição do Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário (CNJ, 2021)Abre em nova aba. A publicação anual do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) considera 15 categorias para avaliação, desde o consumo de energia elétrica, água e telefonia até as ações solidárias, de capacitação socioambiental e de qualidade de vida. 

Cartilha Atitude Sustentável. Dicas para um cotidiano melhor – a segunda edição da cartilha, lançada pelo CNJ, em 2021Abre em nova aba, propõe a reflexão sobre hábitos do cotidiano e estimula comportamentos sustentáveis. O objetivo é reduzir o impacto da atividade humana no planeta. Há dicas e informações para viver com mais qualidade de vida e garantir recursos para as próximas gerações.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Sâmia de Christo Garcia (Secom/TRT4). Foto: S Silver/Depositphotos
Tags que marcam a notícia:
horizontesustentabilidade
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista