Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 19/12/2024 14:44. Atualizada em: 19/12/2024 15:16.

Alunos do Colégio Leonardo da Vinci Alfa visitam o TRT-RS e assistem a mediação

Visualizações: 950
Início do corpo da notícia.

Foto posada com alunos e pessoal do TRT-RSAlunos do ensino médio do Colégio Leonardo da Vinci, unidade Alfa, realizaram, nesta quinta-feira (19/12), uma visita ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS).

Os alunos assistiram a uma sessão de mediação conduzida pelo vice-presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, com a participação da juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier. Durante a sessão, receberam esclarecimentos sobre essa forma de resolução de conflitos coletivos.

Em seguida, o grupo teve a oportunidade de conhecer a estrutura do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do 2º grau do TRT-RS. A juíza Luciana Böhm Stahnke, supervisora do Cejusc-JT/2º grau, descreveu o funcionamento dos Cejuscs e discutiu as diferentes formas de conciliação na Justiça do Trabalho, enriquecendo a compreensão dos estudantes sobre a resolução de conflitos.

Alunos jogando o "dado da paz"A desembargadora Luciane Cardoso Barzotto, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), explicou que o Tribunal participa do projeto global Living Peace, da Unesco. O objetivo do projeto é fomentar a construção de um mundo mais pacífico, tolerante e afetivo. 

A desembargadora também esclareceu que o Tribunal se insere principalmente no objetivo 16 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), “paz, justiça e instituições eficazes”. Essa agenda consiste em um plano de ação com 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento sustentável enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

A servidora Patricia Furni Cousseau propôs uma atividade com os alunos baseada no lançamento do dado da paz, cujas faces não possuem números, mas frases que ajudam a construir relacionamentos de paz.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Scherer (Secom TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
Horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias