Desembargadora Laís Helena Nicotti assume Vice-Presidência do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos TRTs
A desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), tomou posse, nesta quarta-feira (27/11), como vice-presidente do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) para a gestão 2024/2025.
A cerimônia de posse aconteceu em Brasília, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), no segundo dia da reunião do Coleprecor. O evento contou com a presença do o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga.
A desembargadora Adenir Carruesco, presidente do TRT-23 (MT), foi empossada como presidente do Coleprecor, e o desembargador Amarildo Carlos de Lima, presidente do TRT-12 (SC), assumiu o cargo de secretário-geral da entidade.
A desembargadora Laís destacou, em seu discurso de posse, o compromisso com a defesa da Justiça do Trabalho, enfatizando seus princípios, prerrogativas e a preservação dos direitos sociais. Ressaltou que a atuação deve garantir "a dignidade humana e o Estado Democrático de Direito", promovendo uma prestação jurisdicional mais eficiente e moderna, capaz de se alinhar às transformações da sociedade.
Ela frisou a importância de construir um diálogo estratégico e respeitoso com todos os níveis da Justiça do Trabalho, incluindo órgãos superiores, juízes de primeiro grau e servidores. Para isso, propôs esforços para motivação e saúde mental no ambiente de trabalho, além de medidas que modernizem e uniformizem procedimentos.
"Buscamos uma Justiça do Trabalho forte, justa, célere, moderna, equilibrada e que saiba dialogar com uma sociedade em permanente transformação", afirmou.
Ao final, a desembargadora citou a sua origem gaúcha e a determinação que a acompanha.
"Aprendo a cada dia que viver é sonhar, mas que para alcançar nossos sonhos é preciso muita luta e trabalho sério e organizado", concluiu a magistrada.
Sobre o Coleprecor
O Coleprecor é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, composta pelos presidentes e corregedores do Poder Judiciário Trabalhista. Integram também o Coleprecor os ministros que exercem a Presidência do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT, e a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.
A entidade tem como objetivo defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais da JT, promover a integração dos TRTs de todo o território nacional e a intermediação das relações entre a Justiça do Trabalho e os poderes constituídos, além de fomentar o estudo de temas jurídicos e de questões judiciais de repercussão, buscando a uniformização de entendimentos, respeitadas a autonomia e as peculiaridades locais.