Reunião de Análise da Estratégia avalia desempenho do TRT-RS nas metas e ressalta evolução no índice de governança
O Comitê de Governança e Estratégia do TRT-RS realizou, na sexta-feira (29/11), a 3ª Reunião de Análise de Estratégia (RAE) desta gestão, para analisar o desempenho da Justiça do Trabalho gaúcha nas metas nacionais do Poder Judiciário e nas metas locais do Tribunal. Também foi apresentado o desempenho do TRT-RS no iESGo, um índice criado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que mede o nível de adesão das organizações públicas às práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). Foram destacados, ainda, os resultados de alguns projetos estratégicos do Tribunal, além de aspectos relacionados à gestão de riscos.
Acesse aqui o relatório do desempenho do TRT-RS nas metas nacionais em 2024Arquivo tipo pdf de 956,4KBAbre em nova aba, com dados atualizados até outubro.
A reunião foi conduzida pelo presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa, e contou com a presença da vice-corregedora regional, desembargadora Maria Madalena Telesca. Também estiveram presentes, como convidadas, as desembargadoras Rosane Serafini Casa Nova e Ana Luiza Heineck Kruse.

Índice de governança
Na abertura da reunião, foram apresentados os resultados do TRT-RS no iESGo. O índice substituiu o antigo iGG (índice integrado de Governança e Gestão). A comparação entre os índices mostra que a governança do TRT-RS evoluiu de um resultado intermediário no iGG de 2021 (60,1%), para um resultado aprimorado no IESGo de 2024 (77,2%).
Projetos Estratégicos
O Comitê destacou alguns projetos estratégicos em andamento no TRT-RS. No projeto estratégico Linguagem Simples, foi ressaltada a conquista do Selo Linguagem Simples 2024, do CNJ, pela Justiça do Trabalho gaúcha. Também foram salientados o projeto Carbono Neutro TRT4, que promoveu uma palestra de conscientização sobre o tema em outubroAbre em nova aba, e o projeto Gestão da Ética de Integridade, por meio do qual o Tribunal passou do nível básico para o nível aprimorado na avaliação de suscetibilidade à corrupção, comparando-se os resultados de 2021 e 2024.

Encontro Nacional do Judiciário
Nesta segunda-feira (2/12), inicia o 18º Encontro Nacional do Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Campos Grande/MS. O evento se estende até terça-feira (3/12). Durante os dois dias, representantes dos 91 tribunais brasileiros vão avaliar a estratégia nacional do Judiciário e aprovar as Metas Nacionais que vão direcionar o trabalho em 2025.
Presenças
Participaram da RAE, o presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa, a vice-corregedora regional, desembargadora Maria Madalena Telesca, o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Trindade de Souza, a juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier, o secretário-geral da Presidência, Diogo de Seixas Grimberg, o secretário-geral Judiciário, Aldo da Silva Jardim, o diretor-geral substituto, João Henrique Carvalho de Lima Ribas, a diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segge), Bárbara Burgardt Casaletti e o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, André Soares Farias.
Estiveram presentes, como convidadas e convidados, as desembargadoras Ana Luiza Heineck Kruse e Rosane Serafini Casa Nova, a juíza auxiliar de execução Adriana Seelig Gonçalves, a diretora da Secretaria de Auditoria, Carolina Feuerharmel Litvin, a diretora da Secretaria de Apoio Técnico, Luciana Pulvirenti da Silveira, a assessora administrativa da Corregedoria, Larissa Bomfim Tavares Alvim, o diretor da Secretaria de Apoio Técnico da Corregedoria, Jeferson Andrade, a chefe da Divisão de Gerenciamento de Riscos e Integridade, Tatiana Patrícia Krause, e o chefe da Divisão de Estatística e Análise de Dados, Francisco José Fetter Furtado. A reunião foi secretariada pela chefe da Divisão de Projetos Estratégicos, Romy Bruxel.