TRT-RS sedia cerimônia de entrega de medalhas da Polícia Civil
Nessa segunda-feira (2/12), a Polícia Civil entregou as Medalhas Delegado Plínio Brasil Milano por tempo de serviço e Diplomas de Aposentadoria aos policiais agraciados. A cerimônia foi organizada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul e realizada no Plenário Milton Varela Dutra, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.
Durante o evento, foram homenageados mais de 500 policiais civis por tempo de serviço de 20 anos (medalha de prata) ou 30 anos (medalha dourada). O chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, e o subchefe, delegado Heraldo Guerreiro, realizaram as entregas das medalhas aos agraciados.
Além do chefe e subchefe de polícia, a mesa da solenidade contou com a participação da deputada estadual delegada Nadine Anflor, representando a Assembleia Legislativa do RS; o secretário adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda; e o ouvidor do TRT-RS e coordenador do Comitê de Segurança Institucional, desembargador João Paulo Lucena, representando o Tribunal.
O desembargador João Paulo Lucena agradeceu o convite feito pela Polícia Civil, deixando “à disposição a Justiça do Trabalho, sempre que precisarem, inclusive para celebrar e confraternizar, como estão fazendo hoje à tarde”.
O desembargador seguiu seu discurso mencionando que as enchentes deste ano fizeram com que o TRT-RS precisasse paralisar suas atividades por três meses. Durante esse período, “nós atuamos em cooperação com os Bombeiros, com os nossos agentes policiais, com a Polícia Civil, com a Brigada Militar, com o Comando Militar do Sul, como se fôssemos uma força una. E é isso que se espera de entidades de Estado como as nossas, que trabalhem em benefício público e em cooperação”, declarou.
Lucena destacou que “quando a gente recebe amigos, isso eu digo pros meus filhos, a gente oferece aquilo que tem de melhor. Por isso, hoje, nós oferecemos a vocês a nossa amizade, o nosso agradecimento e o nosso espaço mais bonito, aquele que representa a nossa casa.”
O evento integra as comemorações dos 183 anos da Polícia Civil.
A concessão das Medalhas está prevista no Decreto nº 30.820 de 6 de setembro de 1982, sendo destinada a premiar os policiais que, por decisão fundamentada do Conselho Superior de Polícia, possuam efetivo exercício de suas funções durante o período de 20 e 30 anos na instituição, e que não tenham cometido qualquer ato ou prática que possa ser considerada incompatível com a função.