Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 25/11/2024 16:25. Atualizada em: 26/11/2024 13:22.

TRT-RS atende ao público em evento de apoio à mulher empreendedora

Visualizações: 406
Início do corpo da notícia.

A foto posada em frente ao estande do TRT-RS.O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) participou do mutirão promovido pelo programa “Avança Mulher Empreendedora”, realizado no sábado (23/11) e no domingo (24/11), no estacionamento coberto da Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

A ação atraiu centenas de pessoas e teve como foco o estímulo ao empreendedorismo feminino, especialmente de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Durante o evento, servidores do TRT-RS atenderam ao público, fornecendo informações sobre temas relacionados ao mundo do trabalho, como direitos das gestantes, trabalho seguro e saudável, combate ao trabalho infantil e análogo à escravidão. Também prestaram informações sobre o andamento de processos trabalhistas.

Desembargador Martins Costa e servidores atendendo ao público.
Martins Costa e servidores atendendo ao público.

No domingo (24), o presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa, acompanhado pelo vice-presidente, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, pelo desembargador João Pedro Silvestrin e pelo secretário-geral da Presidência, Diogo de Seixas Grimberg, esteve presente no local. Eles percorreram os estandes, interagiram com os participantes e destacaram a relevância de iniciativas como essa para a inclusão social e o empoderamento feminino.

No sábado (23/11), a desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco, representante do TRT-RS no Comitê Gestor do Plano Social, esteve na abertura do mutirão. A magistrada destacou que o evento faz parte de uma iniciativa maior do Governo Estadual, que, logo após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, criou o Comitê Gestor do Plano Social. O grupo reúne instituições públicas e privadas para atuar em conjunto no auxílio às pessoas afetadas pela calamidade. 

“Fui nomeada pela Presidência do TRT para ser a representante do órgão junto ao Comitê, como titular, e a juíza Cacilda Isaacsson como substituta”, explicou.

Segundo a desembargadora, o Comitê decidiu promover o “Avança Mulher Empreendedora” como uma das ações prioritárias, visando atender especialmente as mulheres que perderam documentos, moradias e pequenos negócios. 

“Eu avalio que eventos como este são de extrema importância, porque ajudam as mulheres dessas comunidades vulnerabilizadas, que, em boa parte, são as provedoras de seus lares, a retomarem suas atividades perdidas com a enchente de forma organizada, estimulando-as a acreditar que a reconstrução é possível”, afirmou.

Ela também ressaltou o papel da Justiça do Trabalho na ação.

“Neste contexto, o papel da Justiça do Trabalho é promover a orientação sobre os direitos das mulheres, sejam elas trabalhadoras empregadas ou empreendedoras”, concluiu.

A juíza Cacilda Ribeiro Isaacson ressaltou a importância de iniciativas como o “Avança Mulher Empreendedora”. Para ela, eventos desse tipo são fundamentais por reunir, em um único local, serviços gratuitos voltados às empreendedoras formais e informais que tiveram seus negócios afetados pelos recentes desastres climáticos no Estado.

“A participação das mais diversas entidades públicas e privadas não só auxilia a população desabrigada ou em situação de vulnerabilidade, mas principalmente corporifica o sentimento uníssono destas de união em prol da reconstrução do nosso Estado”, destacou.

A magistrada também expressou sua admiração pelo envolvimento do TRT-RS. “A pronta participação do TRT-RS através da Administração, desembargadores e servidores no evento só me faz ter mais orgulho da Instituição que integro”, concluiu.

O evento, que contou com a colaboração de diversas instituições públicas e privadas, faz parte de um esforço conjunto para promover a qualificação de mulheres empreendedoras, sobretudo em comunidades afetadas pela crise climática recente.

Foto de Martins Costa, Milton, Alexandre e Silvestrin.
Martins Costa, Milton, Alexandre e Silvestrin.

Além disso, o Avança Mulher Empreendedora busca incentivar o desenvolvimento de pequenos negócios liderados por mulheres, proporcionando oportunidades de crescimento econômico sustentável.

Entre os voluntários do TRT-RS que contribuíram no mutirão estiveram Carlos Alexsandro Silva da Costa, Leni Fontoura Kuhn, Geneci Aparecida da Rosa, Décio Damasceno Ferreira, Eduardo Silveira Dutra, Luiz Carlos Alvarez Xavier Souza Junior, Ênio José Rockenbach Junior, Renata Fonseca Wolff, Maria Angélica Paz Ribeiro, Evelyn Koehler Barbosa, Milton Vitório Piva Pereira, Camila Barbosa Paimel Hartmann, Rogério Ramo, Roni da Paz Graciano e Paulo de Assis Bergman.

A presença do TRT-RS em eventos como esse reforça seu compromisso com a promoção de direitos trabalhistas, o combate às desigualdades e a construção de um mercado de trabalho mais justo e inclusivo.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias