Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 22/10/2024 17:15. Atualizada em: 22/10/2024 17:15.

Sistemas Pangea e Galileu são apresentados aos demais Tribunais do Trabalho

Visualizações: 874
Início do corpo da notícia.
Apresentação dos sistemas Pangea e Galileu no Coleprecor
Apresentação dos sistemas Pangea e Galileu no Coleprecor

Os sistemas Pangea e Galileu, desenvolvidos pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, foram apresentados, nesta terça-feira (22/10), aos demais Tribunais do Trabalho do país.

A apresentação foi feita pelo juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Trindade, durante reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), em Brasília.

O presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Martins Costa, e a corregedora regional, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, participam da reunião, que vai até esta quarta-feira (23/10).

Sistemas Pangea e Galileu utilizam Inteligência Artificial.
Sistemas Pangea e Galileu utilizam Inteligência Artificial.

As atividades ocorrem na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Pangea

O Pangea oferece aos usuários um meio rápido, objetivo e inteligente de pesquisar os mais importantes instrumentos de uniformização jurisprudencial do Judiciário Trabalhista.

Seu objetivo é contribuir para a celeridade processual e a segurança jurídica, otimizando a aplicação de teses já sedimentadas para a fundamentação das decisões. Ele pode ser acessado por magistrados, advogados e cidadãos em geral.

Juiz auxiliar da Presidência do TRT-RS, Rodrigo Trindade
Juiz auxiliar da Presidência do TRT-RS, Rodrigo Trindade

Galileu

O sistema Galileu foi criado para reduzir o volume de tarefas burocráticas enfrentadas pelos magistrados e servidores, no que diz respeito à elaboração de minutas de sentenças.

A Inteligência Artificial é utilizada para realizar uma leitura automática das petições iniciais e contestações, identificando os pedidos e apresentando resumos e sugestões de subsídios.

Com isso, busca-se não apenas agilizar o processo decisório, mas também garantir maior padronização e segurança jurídica na produção das sentenças.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias