Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 30/04/2022 21:47. Atualizada em: 30/04/2022 21:47.

Artigo: "Trabalho, liberdade e justiça social", de autoria do presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo

Visualizações: 68
Início do corpo da notícia.

Texto originalmente publicado no jornal Zero Hora, edição de sábado e domingo (30/04 e 1º/05/2022)

Francisco Rossal de Arau´jo - 810p.jpgQuem trabalha é livre! Aprendi esta lição há muitos anos, com a minha mãe. Com o conhecimento de quem passou pelas dificuldades da vida e sempre trabalhou desde jovem, minha mãe me ensinou uma noção econômica básica: quem gera seu próprio sustento com o seu trabalho é livre, por não depender do outro para sobreviver. A raiz da liberdade está na capacidade do ser humano de gerar sua própria renda.

Por essa razão é tão importante comemorarmos o trabalho no dia 1º de maio. Não qualquer tipo de trabalho, porque ele pode existir sob a forma de trabalho escravo ou trabalho infantil. O que comemoramos no Dia do Trabalho é o trabalho digno, com remuneração justa e sem que o trabalhador seja exposto a condições degradantes à sua saúde.

O valor do trabalho é o que gera todas as outras riquezas. É o trabalho que transforma as matérias-primas, cria conhecimento para novas formas de produzir e gera rendimentos para toda a sociedade. A riqueza criada pelo esforço humano deve ser distribuída de forma equitativa, proporcionando o conforto material de toda a sociedade, e não apenas de alguns.

Tão importante quanto gerar a riqueza é distribuí-la de forma justa. Esse é o papel da ideia de Justiça Social: liberdade na criação e equilíbrio na distribuição. Uma verdade que está, inclusive, consolidada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – compromisso global para o desenvolvimento sustentável assumido por 193 países, incluindo o Brasil. Pelo menos dois dos 17 objetivos da Agenda 2030 se relacionam com a justa distribuição da riqueza: Trabalho Decente e Crescimento Econômico (nº 8) e Redução das Desigualdades (nº 10).

A lição de que trabalhar é importante para ter independência, liberdade e dignidade nós aprendemos em casa.  A lição de que só o trabalho digno desenvolve de forma justa uma sociedade nós aprendemos com a experiência social. Nenhum país se desenvolve sem o equilíbrio entre capital e trabalho.

Francisco Rossal de Araújo
Desembargador do Trabalho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
artigo
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista