Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 29/03/2022 11:30. Atualizada em: 29/03/2022 11:30.

“As mulheres são, sem dúvida alguma, protagonistas de suas vidas”, diz Silvana Martins, procuradora do Trabalho com mais tempo de atuação no MPT da 4ª Região

Visualizações: 52
Início do corpo da notícia.

Foto da procuradora do Trabalho Silvana Martins. Ela é uma mulher branca, com a pele bronzeada, cabelos castanhos com mechas claras. Está sorrindo. Usa óculos com aros pretos, brincos de argolas douradas e vestido na cor preta.Silvana Martins entrou em exercício, em dezembro de 1993, na Procuradoria do Trabalho da 15ª Região – Campinas/SP. Atualmente, é a procuradora do Trabalho com mais tempo de atuação no Ministério Público do Trabalho da 4ª Região.

O início de uma carreira como membra do MPT é sempre um desafio, independentemente do gênero do profissional. A transferência para Porto Alegre só ocorreu após dois anos de atuação. Tive que me posicionar como mulher e profissional, superando situações que dificilmente um homem passaria. Eu me deslocava muitas vezes para outro Estado, então tinha que conciliar as atividades profissionais com o casamento, ser mãe de duas meninas e atividades de duas casas – Porto Alegre e Campinas.

Após a transferência, passei por chefia de coordenadorias, comissões, até a titularidade como Procuradora-chefe por dois mandatos. Nesse período, apresentou-se meu maior desafio: chefiar a Procuradoria do Trabalho do RS. Tive que tomar, muitas vezes, decisões frente a homens e mulheres. A conquista dessa experiência foi meu crescimento como ser humano, como profissional e como mulher.

Aprendi no dia a dia a ser firme, objetiva e direta. Uma mulher clara no falar e agir. Acho que isso afastou muitas vezes situações de preconceito de gênero que estavam se apresentando por eu ser uma Procuradora, uma mulher. Na verdade, aconteceu, mas eu estava tão centrada, tão determinada, que não conseguiram me machucar.

Embora tenha assumido em 1993 e hoje o número de mulheres procuradoras é bem maior, naquela época já era expressivo. Tal fato favoreceu a minha postura e de minhas colegas, frente a atuações junto à sociedade, tribunais, advogados e profissionais da área jurídica.

É clara e evidente a conquista, pelas mulheres, de autonomia, de independência, de capacidade de escolher o que querem para a vida e como querem ser. Podem escolher a profissão, na medida em que já provaram que não há limites, e também, com quem querem compartilhar, quem querem a seu lado e em que condições.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista