Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 18/11/2021 16:14. Atualizada em: 18/11/2021 16:14.

Novembro Azul: RS está entre os cinco estados brasileiros com mais casos de câncer de próstata

Visualizações: 145
Início do corpo da notícia.

Depositphotos_310724220_S.jpgO câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), estimam-se 65,8 mil casos no país para cada ano do triênio 2020-2022. As estimativas também apontaram o Rio Grande do Sul como o 5º Estado com maior incidência de novos casos em 2020, com 3,9 mil casos positivos, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

A região sul é a terceira área da distribuição geográfica do país que mais concentra pacientes da doença. Ela apresenta um risco estimado de 62 casos novos a cada 100 mil homens. Esse câncer está em primeiro lugar no sul do Brasil, representando 23,4% das incidências cancerígenas no sexo masculino.

Ainda conforme o Instituto, a estimativa mundial aponta essa patologia como o segundo câncer mais frequente em homens no mundo. Em 2017, no Brasil, ocorreram 15,3 mil óbitos de câncer de próstata, o equivalente ao risco de 15,25 a cada 100 mil homens. 

Fatores de risco

O principal fator de risco do câncer de próstata é a idade, e sua incidência aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Além disso, o histórico familiar, o tabagismo e o excesso de  gordura corporal podem levar ao desenvolvimento do tumor. Também são fatores de risco as exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e agrotóxico) e produtos de petróleo. Desta forma, dois grandes aliados para a prevenção são a alimentação saudável e a prática de atividades físicas. 

Diagnóstico precoce

A detecção precoce de um câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido. Ela pode ser feita por meio da investigação com exames de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. 

No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Não há evidência científica de que o rastreamento do câncer de próstata traga mais benefícios do que riscos. Portanto, o INCA não recomenda a realização de exames de rotina com essa finalidade. 

Já o diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Sangue na urina

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Instituto Nacional de Câncer. Imagem: Depositphotos/Igor Vetushko
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista