Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 19/11/2021 15:23. Atualizada em: 30/11/2021 13:04.

Exposição “Sankofa” reúne frases e fotos de servidores e magistrado negros e negras do TRT-RS

Visualizações: 1347
Início da galeria de imagens.
Foto de Luiz Antônio Pinto sorrindo para a câmera e mostrando o livro Negras Memórias. Ele tem a pele e olhos negros. Seus cabelos são grisalhos e raspados curtos. Usa camisa escura e terno preto. Seu redor está desfocado.
Foto de Luiz Antônio Chagas sorrindo para a câmera e mostrando o livro Negras Memórias. Ele tem a pele e olhos negros. Seus cabelos são grisalhos e curtos. Usa casaco preto. Seu redor está desfocado.
Foto de Marco Antônio com olhando para a câmera e mostrando o livro Negras Memórias. Ele tem a pele e olhos negros. É calvo, com cabelo curtos e grisalhos. Usa camisa azul clara e casaco preto. Seu redor está desfocado.
Foto de Milena sorrindo para a câmera e mostrando o livro Negras Memórias. Ela tem a pele e olhos negros.Seus cabelos são crespos e soltos, pouco longos. Usa colar colorido, blusa branca e macacão preto.
Foto de Patrícia olhando para a câmera e mostrando o livro Negras Memórias. Ela tem a pele e olhos negros. Usa óculos, uma camisa de flanela, com estampa xadrez vermelho e preto. Seus cabelos são longos e crespos e estão presos atrás da cabeça.
Foto de Roberta lendo o livro. Ela tem a pele e olhos negros. Tem os cabelos negros e presos em longas tranças aos lados do rosto. Usa óculos e uma blusa escura, com estampa floral. Tem as unhas pintadas de azul.
Foto de Rogério sorrindo para a câmera e mostrando o livro Negras Memórias. Ele tem a pele e olhos negros. Seus cabelos são negros e curtos. Usa camiseta azul e casaco preto. Seu redor está desfocado.
Foto de Selma sorrindo para a câmera e mostrando o livro Negras Memórias. Ela tem a pele e olhos negros. Usa um casaco xadrez e echarpe rosa. Seus cabelos grisalhos e lisos são longos e estão presos atrás da cabeça.
Foto de Vania sorrindo para a câmera e mostrando o livro Negras Memórias. Ela tem a pele e olhos negros. Seus cabelos longos e crespos estão trançados e presos por uma faixa colorida, no alto da cabeça. Usa uma camisa clara, com estampa de flores azuis.
Foto de Vladimir sorrindo para a câmera e mostrando o livro Negras Memórias. Ele tem a pele e olhos negros. Sua barba e cabelos são negros. Usa camiseta cinza. Ao seu redor, aparecem plantas e um muro amarelo.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

SankofaAbre em nova aba” é um ideograma africano representado por um pássaro com a cabeça voltada para trás ou também pela forma de duas voltas justapostas, espelhadas, lembrando um coração. A etimologia da palavra, em ganês, inclui os termos san (voltar, retornar), ko (ir) e fa (olhar, buscar e pegar). Na dedicatória de Negras MemóriasAbre em nova aba, consta como sua definição: “nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou atrás”. E o intelectual Abdias do NascimentoAbre em nova aba aprofundou seu conceito: “retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”.

Esses valores bem representam o novo desdobramento do “Projeto Percursos, Vivências e Memórias de servidores e magistrados negros e negras do TRT4Abre em nova aba”, conduzido pelo Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Depois dos recentes lançamentos do documentário “O Futuro do Mundo é PretoAbre em nova aba” e do livro “Negras Memórias”, Sankofa retorna aos momentos nos quais os participantes tiveram seus primeiros contatos com a obra e traz para hoje, e amanhã, seus rostos estampados de orgulho, felicidade e negritude. Nesta véspera do Dia da Consciência Negra (20/11), uma seleção de frases ornamenta as imagens, a exemplo dos altivos sankofas construídos por mãos pretas nas grades e portões há séculos atrás, então símbolos ainda secretos de luta, resistência e ancestralidade.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto e fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS), complementadas por fotos cedidas pelos participantes
Tags que marcam a notícia:
institucionalhorizonteequidade
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista