Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 07/10/2021 15:30. Atualizada em: 08/10/2021 09:49.

TRT-RS forma 41 novos conciliadores e mediadores em curso de capacitação

Visualizações: 32
Início do corpo da notícia.

FormaturaCapa2.jpgA Justiça do Trabalho gaúcha agora conta com mais 41 servidores capacitados para atuar como conciliadores e mediadores. Nessa terça-feira (5/10), foram entregues os certificados para os alunos que concluíram o curso "Conciliação e Mediação na Justiça do Trabalho". A capacitação é oferecida pela Escola Judicial do TRT-RS em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A cerimônia de formatura foi realizada na modalidade telepresencial.  

Na abertura do evento, o diretor da Escola Judicial, desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, ressaltou que o TRT-RS tem investido no aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de conflitos, que contribuem para a pacificação social. "A atividade dos mediadores e conciliadores, como auxiliares da Justiça, pressupõe uma atuação diferenciada, que exige uma formação interdisciplinar", declarou. 

A presidente do TRT-RS, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, também ressaltou a importância da formação de mediadores e conciliadores. Atualmente, a Justiça do Trabalho gaúcha possui 131 servidores capacitados no curso. "Desejo que vocês façam o melhor trabalho possível na conciliação em todo o Rio Grande do Sul, em nossas unidades judiciárias e nos Cejusc", afirmou a magistrada. 

O coordenador do Nupemec, desembargador João Paulo Lucena, declarou o orgulho da instituição por contar com um reforço qualificado em sua equipe de mediadores e conciliadores. "A política nacional de mediação e conciliação é uma mudança de paradigmas, trazendo formas mais modernas para a resolução dos conflitos", destacou. 

Fabricio2 - 1.jpg
Francisco Alexandre foi orador da turma de 2019

Os certificados de conclusão foram entregues aos 18 formandos da turma de 2019 e aos 23 da turma de 2020 pela juíza Aline Doral Stefani Fagundes, supervisora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do 2º grau. "O nosso papel, como conciliadores, não é o de solucionar processos, mas sim o de resolver conflitos", refletiu a magistrada. 

O servidor Francisco Alexandre, orador da turma de 2019 na cerimônia, elogiou a qualidade do curso oferecido e a capacidade dos professores que ministraram as aulas. "Fomos forjados em conhecimentos e provações, e o resultado é que agora poderemos levar a muitas pessoas a possibilidade de que elas mesmas escrevam suas próprias sentenças", declarou. 

Leticia2 - 1.jpg
Letícia Bocaccio representou a turma de 2020

Representando os formandos da turma de 2020, a servidora Letícia Bocaccio destacou a importância das técnicas de conciliação para a resolução de conflitos. "Muitas vezes, a força que move uma ação judicial não está no rol de pedidos da petição inicial. Ela está nos sentimentos que o rumo daquele contrato de trabalho acabou tomando, e o caminho mais próximo da solução está em compreender e solucionar as emoções geradas", observou. 

A formação de mediadores e conciliadores pela Escola Judicial do TRT-RS teve início em 2017, seguindo as determinações da Resolução 174/16 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O curso “Mediação e Conciliação na Justiça do Trabalho” busca desenvolver todas as competências para a atuação na área, incluindo um módulo teórico, observações práticas, oficinas presenciais e a realização supervisionada de audiências. 

Confira abaixo os nomes dos novos conciliadores e mediadores do TRT-RS:

Adriana de Cassia Rosa Wey
Adriano Possamai
Alberto Barbosa Lima
Alessandra Karina Panciera Scota
Álvaro Klein Pereira da Silva
Angie Catiuscia Costa Miron
Bárbara Barros de Oliveira
Bruna Calsing
Carolina Schumacher
Cézar Eduardo Roos
Christiano Augusto Seckler de Oliveira
Cíntia Flores Pacheco
Cláudio Iran Pereira
Cristiane Coelho Peregrino
Denise Palma Viola Soares
Diana Wertheimer Pacheco
Edilberto da Silva Melo
Elen Cristina Presotto
Fabiane Polonia dos Santos
Fernanda Hahn Pesenti
Francisco Dion Cleberson Alexandre
José Cunha Garcia
José Leopoldo Tiecher Bronfmann
Larissa Duarte Lisboa
Letícia Helena de Oliveira Bocaccio
Ligia Thober Dos Reis Machado
Luciana Ferreira Mendes Ribeiro
Lúcia Saldanha Nocchi Guerra
Marilise Schuh
Marina Moraes de Oliveira Lopes
Maurício dos Santos
Mineia Maria Reichert
Paulo Gomes Bornhorst
Paulo Martins de Lima Neto
Paulo Rogério Gago
Rafael Colombo Hartmann
Roberto Neme Clasen
Sheila Leonardelli Loch
Sirley Carla Kakow
Tatiane Menezes Palezi
Vilsomar Rizzatto

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista