Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 13/04/2021 15:21. Atualizada em: 13/04/2021 15:24.

Duas turmas da Comunidade Jurídico-Trabalhista do Projeto Pescar estão em atividade remota

Visualizações: 19
Início da galeria de imagens.
Captura de tela da Turma do TRT-RS
Captura de tela da Turma da ESA
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

As duas novas turmas do curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos, promovido pela Comunidade Jurídico-Trabalhista do Projeto PescarAbre em nova aba, estão em atividade remota neste ano, ambas com 15 alunos. As aulas a distância foram viabilizadas pela disponibilização de 30 computadores aos jovens, todos equipados com câmeras e acesso à internet.

Os estudantes recebem lições sobre ética, cidadania e postura no ambiente de trabalho (presencial e remoto), além de Direito e funcionamento do sistema de processo judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe). Por conta de sua participação no projeto, os jovens já atuam como aprendizes, contratados por cerca de 10 empresas diferentes. Moradores de Porto Alegre, Viamão, Alvorada e Canoas, eles já manifestam interesse em profissões ligadas a Direito, Administração, Psicologia, Biologia, Engenharia, Dança, Informática, Matemática, Odontologia, Gastronomia e Exército, dentre outras.

O grupo vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), pioneiro desta Comunidade e orientado pelo educador André Cintra, iniciou as aulas no dia 24 de fevereiro. É a quinta edição dessa equipe, cujos trabalhos presenciais, ora interrompidos pela pandemia, vinham ocorrendo nas dependências do TRT desde 2017. Em 2018, começaram as ações em uma segunda frente, cujos estudantes recebem suas lições na sede da Escola Superior da Advocacia (ESA), quando podem ser presenciais. Liderada pela educadora Valéria Neutzling, essa turma está sendo realizada pela terceira vez, desde o dia 25 de janeiro, com lições a distância.

A Comunidade Jurídico-Trabalhista é formada pelo TRT-RS, Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-RS) e ESA, além da Fundação Projeto Pescar. 

Como ajudar

Não é preciso ser um voluntário para apoiar os alunos do Pescar. Uma colaboração importante é a indicação dos alunos para processos seletivos, de modo a aumentar suas chances de entrar no mercado de trabalho. Neste mês, doze formados nas turmas anteriores estão ingressando como estagiários no Tribunal de Justiça, por exemplo.

Os currículos dos alunos podem ser encontrados nesta páginaAbre em nova aba. Para contribuir de outras maneiras, é possível entrar em contato por projetopescar@trt4.jus.brAbre em nova aba ou acessar a página da unidadeAbre em nova aba.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
horizontepescar
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista