Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 02/07/2020 14:23. Atualizada em: 02/07/2020 14:23.

Novos tempos, novas soluções: Juíza realiza audiência de instrução por videoconferência com trabalhador que está em Portugal

Visualizações: 48
Início do corpo da notícia.

audienciaportugal2.pngA juíza Julieta Pinheiro Neta, da 25ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, conduziu uma audiência de instrução por videoconferência com a participação de um trabalhador que estava na cidade de Coimbra, em Portugal. A audiência foi realizada no Google Meet e também contou com os depoimentos de uma testemunha e do sócio de um escritório de advocacia.

O processo foi ajuizado pelo trabalhador, que é advogado, contra o escritório onde atuou e contra um banco para o qual prestava serviços terceirizados. Ele mudou-se para Portugal após ser dispensado do escritório. Como foi necessário ouvir uma testemunha, a videoconferência foi usada para vencer distâncias e respeitar as medidas de prevenção à Covid-19. "Mesmo se tratando de um processo complexo, a audiência foi muito tranquila. Principalmente pelo clima de confiança entre todos os envolvidos", ressaltou a juíza. 

O advogado Marcelo Maineri, que representou o autor, achou que a experiência foi positiva e semelhante a uma audiência presencial. "É fundamental a cooperação e a conduta ética de todos os participantes. Na videoconferência, isso é ainda mais relevante", observou. 

A advogada do escritório de advocacia, Renata Lucas, também elogiou a iniciativa. "A testemunha saiu da sala virtual quando não poderia ouvir os depoimentos da partes e depois retornou sem problemas. Mas acho que essa questão de não haver comunicação com a testemunha vai mais da boa fé e da responsabilidade de cada um", declarou. 

O advogado do banco, Vitor Pironnet, considera a videoconferência excelente para audiências iniciais ou de conciliação, mas, pessoalmente, não aprova seu uso para a instrução. No entanto, ele entende que esta audiência funcionou corretamente e que a testemunha não estava sendo orientada por alguém em seu depoimento. 

Essa foi a segunda audiência de instrução por videoconferência conduzida pela juíza Julieta Pinheiro Neta. "As duas correram bem, mas tudo depende da postura das partes e dos advogados", concluiu a magistrada.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
tecnologia
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista