25/06/2020 09:49

Nota de Pesar – Falecimento do desembargador aposentado Paulo Orval Particheli Rodrigues

Início do corpo da notícia.

06.24 Orval .pngO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) informa, com pesar, o falecimento do desembargador aposentado Paulo Orval Particheli Rodrigues.

Nascido em Santo Antônio da Patrulha/RS, o desembargador Paulo Orval ingressou na magistratura trabalhista gaúcha em 6 de novembro de 1967, como juiz do Trabalho substituto. Entre junho de 1970 e setembro de 1990, presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento (antiga denominação das Varas do Trabalho) de Santa Rosa, Vacaria, Cachoeira do Sul, São Jerônimo, Bento Gonçalves, 2ª de Canoas, Montenegro e 16ª de Porto Alegre. Foi promovido ao cargo de desembargador em 21 setembro de 1990.

O desembargador Paulo Orval foi presidente da Amatra IV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região) entre 1986 e 1988, e diretor do Foro Trabalhista da Capital de agosto de 1989 até sua posse como desembargador. Integrou a Comissão Coordenadora do Memorial do TRT-RS de 2004 a 2006. Entre 2007 e 2009, foi coordenador acadêmico da Escola Judicial da Justiça do Trabalho gaúcha (EJud4), período no qual também compôs o Conselho Consultivo da EJud4. Também foi diretor da Femargs (Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do RS) entre 1992 e 1999.

Em 2017, Paulo Orval foi agraciado com a Comenda do Mérito Judiciário do TRT-RS. A distinção é entregue a personalidades que, por sua atuação destacada, tornaram-se exemplos para a sociedade, bem como a pessoas que contribuíram, de algum modo, para o engrandecimento da Justiça do Trabalho.

A Administração do TRT-RS manifesta solidariedade aos familiares deste exemplar magistrado e professor, que nos deixa um imenso legado.

O velório será realizado nesta quinta-feira (25/6), a partir das 9h, na Capela Ecumênica do Crematório Metropolitano (Av. Professor Oscar Pereira, nº 584. Porto Alegre). A cerimônia de despedida ocorrerá das 11h30 às 12h.

Leia também as Notas de Pesar publicadas por:

- Amatra IV

- Escola Judicial

- Femargs

- Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Capacete branco sob texto tambem em branco: Trabalho Seguro Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista