13/01/2020 17:03

Caso Imesf: Juiz determina que Município de Porto Alegre cumpra acordo firmado com MPT

Início do corpo da notícia.

13 - Decisão imesf TAC.jpgO juiz do Trabalho Marcos Rafael Pereira Pizino, da 18ª Vara do Trabalho da Capital, determinou que o Município de Porto Alegre cumpra o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) e se abstenha de substituir os atuais empregados públicos concursados do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) por trabalhadores terceirizados, até que se obtenha uma solução definitiva para a situação. A decisão foi concedida em caráter de urgência em ação de execução de TAC ajuizada pelo MPT-RS.

O magistrado destaca que o acordo firmado entre o Município de Porto Alegre e o MPT-RS admite a terceirização complementar da prestação dos serviços de atendimento à saúde básica pelo SUS apenas por exceção, desde que sejam observadas as orientações sobre terceirização na área da saúde contidas na Nota Técnica Conjunta editada em 2018 pelos Ministérios Públicos Federal, Estadual, do Trabalho e de Contas.

Em caso de descumprimento, o Município deverá pagar uma multa de R$ 1 mil por trabalhador em situação irregular.

Leia aqui a íntegra da decisão.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Érico Ramos (Secom/TRT4). Foto: IStock (Banco de Imagens)
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Capacete branco sob texto tambem em branco: Trabalho Seguro Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista