Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 05/11/2019 11:55. Atualizada em: 08/11/2019 15:10.

No Mês da Consciência Negra, Foro Trabalhista de Porto Alegre recebe exposição de fotografias que retratam a luta do Quilombo Lemos

Visualizações: 44
Início da galeria de imagens.
Fotografia do grupo junto ao desembargador Lucena
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Foi inaugurada, na tarde dessa segunda-feira (4/11), no espaço Lenir Heinen, do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1432, prédio I), a exposição "Quilombo Lemos por Imagens Faladas - Territórios Educativos do Colégio Estadual Paraná". A mostra é composta por 30 fotografias que retratam a resistência dos integrantes do Quilombo durante uma tentativa de reintegração de posse, ocorrida em novembro de 2018. A exposição fica em cartaz no Foro Trabalhista até o dia 26 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. A iniciativa é promovida pela Comissão de Cultura do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) e pelo Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da instituição, e integra o calendário de atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra, celebrado tradicionalmente no mês de novembro.

Acesse o álbum de fotos do eventoAbre em nova aba

As fotografias que compõem a exposição são de autoria de Leandro Anton e Cristiano da Rosa — educadores do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo que estão à frente do Coletivo Imagens Faladas — e dos alunos Anry Medeiros, Anthony Cordeiro, Iossana Santos e Maria Eduarda Silva, do Colégio Paraná. A parceria entre o Coletivo e a Escola é fruto da oficina “Sensibilização do Olhar – Territórios Educativos”, realizada entre os meses de setembro e dezembro do ano passado.

Ao dar início à solenidade de inauguração da mostra, o coordenador da Comissão de Cultura do TRT-RS, desembargador João Paulo Lucena, falou da importância do trabalho de registro fotográfico do coletivo Imagens Faladas, principalmente num contexto de vulnerabilidade causada pela instabilidade no reconhecimento dos quilombos como territórios tradicionais. "O trabalho do coletivo cria um modelo pedagógico capaz de fortalecer vínculos de territorialidade", avaliou o magistrado, ao dar as boas-vindas aos representantes do Quilombo e manifestar satisfação, em nome da Comissão de Cultura, pela mostra estar sendo inaugurada nas dependências do Foro Trabalhista.

Já a servidora Roberta Liana Vieira, representante dos servidores negros no Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS, ressaltou que a exposição é apenas a primeira atividade do Comitê em alusão ao Mês da Consciência Negra, e tem como objetivo estabelecer um diálogo efetivo entre a sociedade e a comunidade da Justiça do Trabalho. "Ao promover a exposição, o Comitê pretende mostrar um pouco mais da história de luta e resistência do povo negro e quilombola, aqui representado pelas quilombolas e pelos quilombolas do Quilombo Lemos, nos seus olhos, corpos, dança, e no poder das suas mãos e dos seus braços", explicou a servidora. "Esse povo que, há um ano, deu uma lição de união e garra ao lutar e sair vitorioso na defesa do seu território e da sua história", relembrou.

O fotógrafo Leandro Anton, integrante do coletivo Imagens Faladas, agradeceu à acolhida do Quilombo Lemos e afirmou que a iniciativa faz parte de uma mobilização pelo direito à cidade, aos territórios históricos e à cultura. "Levar os alunos de uma escola para essa comunidade foi uma experiência extraordinária, porque esses territórios são territórios de aprendizagem por excelência, já que representam a história do povo brasileiro", destacou.

Como explicou o representante do Quilombo Lemos, Sandro Lemos, a inauguração da exposição está sendo um momento histórico para a família. "Espero que o nosso Quilombo sirva como exemplo, para que surjam iniciativas assim também em outras comunidades negras e não negras, ainda mais nesse momento de dificuldades", declarou. Ele lembrou, também, da luta ocorrida em novembro de 2018 e agradeceu pela acolhida de integrantes da comunidade que ajudaram o Quilombo a resistir.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto: Juliano Machado; fotos: Tainá Flores - Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
exposições culturaisinstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista