Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 04/09/2019 10:23. Atualizada em: 04/09/2019 12:05.

Exposição “Assim não dá” entra em cartaz no Foro Trabalhista de Porto Alegre com obras do cartunista Rafael Corrêa

Visualizações: 42
Início da galeria de imagens.
Foto tirada durante cerimônia de abertura. Aparecem a presidente Vania, fazendo seu pronunciamento no púlpito, ao lado do artista Rafael, do desembargador Lucena, da servidora Milene e da juíza Anita. Ao fundo, os cartuns afixados na parede da galeria.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A exposição “Assim não dá”, do cartunista Rafael Corrêa, entrou em cartaz nesta terça-feira (3/9), no Espaço Cultural Lenir Heinen, do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432, Prédio 1).  A mostra utiliza o humor para estimular a reflexão sobre a sociedade atual, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, até o dia 30 de setembro. 

Na abertura da exposição, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, afirmou que a Instituição tem orgulho de exibir as obras de Rafael Corrêa. “É um honra receber um artista tão criativo e instigante”, declarou. A magistrada comentou que os cartuns em exposição no Foro Trabalhista estão em um espaço muito democrático, pois no local transitam mais de seis mil pessoas diariamente. A presidente também observou que setembro é o mês oficial de luta pela inclusão social da pessoa com deficiência. “Enquanto o olhar não for natural para o fato de que todos somos únicos e diferentes, lutar por uma sociedade mais humana, justa e fraterna é nosso dever como cidadãos. E melhor ainda se for com bom humor, como são os cartuns do nosso artista Rafael Corrêa”, declarou. 

Em sua fala, Rafael agradeceu o convite para a exposição e refletiu sobre o papel que desempenha. “O cartum não é só para dar risada e divertir, é para fazer uma análise crítica do mundo”, observou.  Rafael também fez comentários sobre os problemas da atual conjuntura brasileira. “Quando não há respeito à arte, não há respeito aos cidadãos”, lamentou. O artista também expressou sua satisfação por sua obra estar exposta em um local onde circula um público tão amplo. “É um espaço muito importante, que nos dá a chance de discutir nossa realidade e construir uma sociedade mais justa, por meio da arte, da crítica e do diálogo”, concluiu. Durante a inauguração da exposição, Rafael autografou seu livro “Até aqui tudo bem”, coletânea dos seus dez últimos anos de trabalho. 

A diretora do Foro Trabalhista de Porto, juíza Anita Job Lübbe, também elogiou as obras em exposição. “Ficamos felizes em receber artistas. É um espaço ideal, não só pelo número de pessoas, mas também porque os mais variados olhares transitam por aqui”, comentou. O evento também contou com a presença dos integrantes da Comissão de Cultura do TRT-RS, desembargador João Paulo Lucena (coordenador) e servidora Milene Tafra da Fontoura. 

Sobre o artista

Rafael Corrêa é natural de Rosário do Sul/RS, e criou sua primeira revista aos dez anos de idade. Seu primeiro trabalho profissional, na condição de aprendiz, ocorreu aos 14 anos, com a publicação de um quadrinho no jornal de sua cidade. Aos 18 anos, mudou-se para Porto Alegre, onde aproximou-se de cartunistas como Edgar Vasques e Santiago, que até hoje considera seus mestres. 

Rafael foi patrono e homenageado da Feira do Livro de Rosário do Sul, em 2012 e 2013, respectivamente. Recebeu diversos prêmio no Brasil e no exterior, entre eles o “Citation for Excellence - ONU/Ranan Lurie” (EUA, 2017), o 3º lugar na “XXV Rassegna Internazionale di satira e umorismo ‘Città di Trento’” (Itália, 2017), a menção honrosa no XV Salón Internacional de Humor Gráfico (Cuba, 2015), a posição de finalista no concurso “Por una región más íntegra y transparente: la imagen al combate de la corrupción” (EUA, 2015), e o prêmio no 3º Concurso de humor gráfico de la comparsa de Estudiantes de Elda (Espanha, 2015). 

Atualmente, é cartunista, ilustrador, designer gráfico e fundador do Coletivo Catarse, que financia a publicação de livros sem a necessidade de editoras específicas. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto: Guilherme Villa Verde. Fotos: Inácio do Canto (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
culturacomissão de cultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista