Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 19/07/2019 11:03. Atualizada em: 25/07/2019 13:54.

Biblioteca do TRT-RS recebe o nome do desembargador José Luiz Ferreira Prunes

Visualizações: 7
Início da galeria de imagens.
Foto de Lúcia Mendes Prunes e da presidente Vania Mattos descerrando a placa em homenagem ao desembargador José Luiz Ferreira Prunes.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) passou a se chamar Biblioteca José Luiz Ferreira Prunes, nesta quarta-feira (18/7). A homenagem ao desembargador do TRT-RS, falecido em março de 2019, foi marcada por uma solenidade de descerramento da placa que faz tributo a seu nome, com a presença de magistrados, servidores e autoridades. José Luiz Ferreira Prunes atuou na magistratura gaúcha por quase 30 anos, de 1965 a 1994.  Ele também foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e presidente do TRT-RS no biênio 1992-1993. A atribuição do nome do desembargador à biblioteca foi proposta pela Presidência e aprovada por unanimidade pelo Órgão Especial do TRT-RS. 

Acesse aqui o álbum de fotos do evento. 

Na solenidade de descerramento da placa, a presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, elogiou a trajetória do homenageado. A presidente ressaltou que o desembargador foi extremamente dedicado à magistratura e à vida acadêmica, com 47 obras publicadas, além de ter oferecido uma contribuição essencial para a informatização da Justiça do Trabalho. “O desembargador José Luiz Ferreira Prunes foi o grande responsável por disseminar e expandir a utilização da informática entre os magistrados”, comentou. A presidente destacou que a memória do desembargador deve ser preservada como um exemplo a ser seguido pelas próximas gerações. “Nessa grande aventura em que se constitui a vida humana, o nosso dever primordial é manter, no limite das nossas potencialidades, a firmeza das nossas convicções em benefício de uma sociedade mais fraterna, seguindo os passo de todos os que nos antecederam”, declarou.

Acesse aquiAbre em nova aba o discurso na íntegra.

O vice-presidente da Escola Judicial, desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, afirmou que o legado do desembargador Prunes vai além de sua atuação na academia, na literatura jurídica e na magistratura, ocupando um lugar de destaque na história da Justiça e do Direito do Trabalho. “Quem o conheceu tem a lembrança de sua fidalguia e de sua personalidade como um gentleman. A Escola Judicial sente-se honrada por sua biblioteca ter o nome de José Luiz Ferreira Prunes”, declarou. 

A cerimônia contou com a presença da viúva do homenageado, Lúcia Mendes Prunes, dos seus filhos Cândido Prunes e Isabel Prunes, e dos seus netos Gabriela Mendes Prunes e Cristiano Mendes Prunes. “Esta homenagem feita à memória do meu pai não poderia ser mais tocante, pois une dois ideais a ele tão caros: o conhecimento associado ao ensino, simbolizado pelos livros, e o direito tornado realidade, simbolizado pela Justiça do Trabalho”, afirmou Cândido Prunes. 

Biografia do homenageado

O desembargador Prunes nasceu na cidade de Alegrete, em 1935. Ele se formou em Direito na UFRGS, em 1961, e foi nomeado para o cargo de juiz substituto em maio de 1965. Em novembro do mesmo ano, foi promovido a juiz do trabalho presidente de Junta de Conciliação e Julgamento (atual cargo de juiz titular). Ele atuou, a partir de então, nas cidades de Cruz Alta, Cachoeira do Sul, São Leopoldo, Canoas e Porto Alegre, até o ano de 1986, quando foi promovido a juiz togado (atual cargo de desembargador do Trabalho). Atuou no Tribunal até fevereiro de 1994, quando se aposentou.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista