Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/03/2019 11:02. Atualizada em: 27/03/2019 11:08.

Juiz Rafael Marques usa gastronomia para dar aula sobre política no Projeto Pescar

Visualizações: 57
Início da galeria de imagens.
Turma de alunos do Pescar posa para fotos na cozinha da FTEC
Um grupo de seis alunos na cozinha. Um deles está trabalhando com a massa e outros observam sorridentes.
Foto de uma fatia triangular do Quiche Lorraine servido no prato
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O juiz Rafael da Silva Marques utilizou a cultura culinária para apresentar uma aula especial sobre política e democracia na unidade Consolação do Projeto Pescar, em Caxias do Sul, na última quinta-feira (21/3). A aula ocorreu na cozinha do curso de Gastronomia da FTEC e foi ministrada nos turnos da manhã e da tarde, atendendo a duas turmas de 22 alunos. “A gastronomia serviu para mostrar que todos atuam para o outro ao preparar o alimento, e a partir disso abordamos questões sobre a política, a solidariedade, a fraternidade e o respeito às diferenças”, explica o juiz. Os alunos trabalharam em equipe durante a aula para fazer uma “Quiche Lorraine”. 

Há dois anos, o juiz Rafael Marques, titular da 4ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, participa do Projeto Pescar na unidade Consolação, lecionando aulas de política geral, política brasileira e duração do trabalho. “É um projeto de inclusão. Procuramos dar aulas diferenciadas para mostrar o que é a política, sem conotações partidárias, com a distribuição de textos e tarefas que são feitas em casa e na sala de aula. A metodologia estimula a reflexão sobre o respeito à dignidade humana, levando o aluno a reconhecer no outro o próprio eu”, afirma o magistrado.

Projeto Pescar

O Projeto Pescar capacita jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, com unidades em operação no Brasil, na Argentina, no Paraguai, no Peru e em Angola. Em Caxias do Sul, a unidade Consolação tem uma parceria com empresas locais, que oferecem estágio e treinamento para os alunos participantes. Os jovens precisam estar cursando o Ensino Médio e ter bom desempenho escolar. 

Em Porto Alegre, uma parceria entre organizações públicas e privadas mantém em funcionamento a Unidade Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista desde janeiro de 2017, com aulas ministradas por voluntários. Ao todo, cinco instituições atuam nessa unidade: o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS) e a Escola Superior de Advocacia (ESA). 

Saiba mais sobre o Projeto Pescar e conheça suas outras unidades no site oficial da fundação

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS) com fotos enviadas pelo juiz Rafael Marques
Tags que marcam a notícia:
pescar
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista