Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 25/03/2019 16:07. Atualizada em: 25/03/2019 16:40.

Semana do Autismo será celebrada com atividades no TRT-RS

Visualizações: 74
Início da galeria de imagens.
Imagem com informações do evento.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A Justiça do Trabalho gaúcha realizará diversas atividades entre os dias 2 e 4 de abril, em alusão à Semana Internacional do Autismo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril.

Os eventos serão abertos ao público em geral e incluirão palestras, debates e uma exposição fotográfica. As atividades serão realizadas em parceria com o Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e a Comissão de Cultura do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). Confira abaixo o cronograma dos eventos, que ocorrerão no saguão do Prédio-Sede do TRT-RS (Av. Praia de Belas, nº 1.100) e no Auditório da Escola Judicial (Av. Praia de Belas, nº 1.432, Prédio 3):

2 de abril, terça-feira (Saguão do Prédio-Sede do TRT-RS)

  • 15h: Abertura da exposição fotográfica “Um Novo Olhar Sobre o Autismo: Diferente é o Mundo que Queremos!”, com a presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, e a juíza coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, Raquel Nenê Santos. A mostra ficará em cartaz até 12 de abril.
  • 16h30: Palestra “A Solidão das Mães Especiais e a Necessidade de Falar sobre Inclusão”, da publicitária Laura Patron, criadora da campanha “Avante Leãozinho”.
  • 17h30: Coquetel
  • 18h: Apresentação do espetáculo infantil “Quem não Dança, Balança a Criança”, do grupo “Cuidado que Mancha”.
  • 19h: Ato de iluminação da fachada do Prédio-Sede do TRT-RS com a cor azul, símbolo da campanha.

3 de abril, quarta-feira (Auditório da Escola Judicial do TRT-RS)

  • 9h: Palestra “O Autismo sob a Visão da Medicina Integrativa”, da médica e nutróloga Simone Pires.
  • 10h: Coffee Break
  • 10h30: Palestra “Visão Geral do TEA - Regulação Emocional e Desafios Comportamentais”, com a psicopedagoga Cláudia Zirbes.
  • 12h: Encerramento
  • 14h: Palestra “Linguagem, Desenvolvimento e Comunicação Alternativa no Autismo”, com a pesquisadora e professora Renata Costa de Sá Bonotto.
  • 15h: Coffee Break
  • 15h30: Palestra “Abordagem Familiar: Atividades de Vida Diária e a importância da atividade física no TEA”, com o professor Fernando Benedetti.
  • 17h: Encerramento

4 de abril, quinta-feira (Auditório da Escola Judicial)

  • 9h: Palestra “Direitos Humanos e Políticas Públicas para Pessoas com Autismo: a Realidade no Rio Grande do Sul: Autistas e Inserção no Mercado de Trabalho”, com a auditora fiscal Ana Maria Machado da Costa e representantes das entidades que compõem a Rede Gaúcha Pró-Autismo.
  • 10h: Coffee Break
  • 10h30: Palestra “Direitos dos Autistas e Lei 12.764/12: Garantindo Direitos e Dignidade aos Autistas”, com pesquisadora e professora Renata Costa de Sá Bonotto.
  • 12h: Encerramento
  • 14h: Palestra “Atuação da Equipe Multidisciplinar e Programas Individualizados – Inclusão Escolar: Limites e Possibilidades”, da pedagoga Micheli Weirich dos Santos.
  • 15h30: Exibição de vídeo com a palestra “Atualidades na Pesquisa Neurocientífica sobre Autismo”, do biólogo, geneticista e professor da Faculdade de Medicina da University of California, Los Angeles (UCLA), Alysson Renato Muotry.
  • 16h: Coffee Break
  • 16h30: Debate “Vivências das Famílias com Autistas”, mediado pelo Comitê de Equidade do TRT-RS e por representantes do Instituto Autismo e Vida.
  • 18h: Encerramento.

Autismo

Conforme definição da Associação Americana de Autismo, trata-se de um transtorno de desenvolvimento que afeta gravemente os indivíduos durante toda a vida. É um distúrbio neurológico que se manifesta em diversas dimensões da vida, principalmente na dificuldade em interações sociais e na comunicação. Apresenta-se, na maioria dos casos, antes dos três anos de idade.

O autismo manifesta-se sob uma gama de sintomas bastante variada, sem que haja padrão de repetição das características de um indivíduo para outro. Por causa dessa variabilidade de sintomas, que vão desde a incapacidade total de comunicação e de interação com outras pessoas até limitações mais leves, que permitem uma vida funcional e produtiva, utiliza-se a figura do espectro, para abarcar todas as intensidades dos sintomas, que podem ou não aparecer em cada indivíduo.

Não há tratamento ou cura para a situação neurológica que causa o autismo. Crianças e adultos autistas necessitarão de atendimentos diferenciados e multidisciplinares, com graus diferentes de aplicação no que se refere a educação, a melhoria dos comportamentos e à saúde. Remédios e mudanças de estilo de vida podem ser utilizados para alívio de transtornos associados ao autismo, como ansiedade ou depressão.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
autismo
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista