Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo TRT4

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Rio Grande do Sul

Informações ao Cidadão
07/12/2018 16:58 compartilhe:

Solenidade celebra os 25 anos da Justiça do Trabalho em Gramado

Início da galeria de imagens.
Presidente do TRT-RS e o diretor do Foro Trabalhista de Gramado inaugurando placa comemorativa
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Cerimônia realizada na manhã dessa quinta-feira (6) no Foro Trabalhista de Gramado celebrou os 25 anos da instalação da Justiça do Trabalho no município. O evento foi prestigiado por magistrados, servidores, advogados, procuradores, outras autoridades locais e demais convidados.

Acesse aqui as fotos do evento.

A 1ª Vara do Trabalho de Gramado foi inaugurada em 3 de dezembro de 1993. Também integram a jurisdição os municípios de Canela, Cambará do Sul, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Até então, a região era atendida pelas unidades judiciárias de Taquara, a 82 quilômetros de Gramado. A 2ª VT local foi instalada em 23 de setembro de 2005. Inicialmente, as duas unidades funcionaram em prédios separados. Em 7 de dezembro de 2007 foi inaugurado, então, o prédio que até hoje funciona como a sede do Foro Trabalhista de Gramado, comportando todas as atividades.

A cerimônia teve a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Vania Cunha Mattos. A magistrada parabenizou a todos pelo trabalho profícuo e competente ao longo desses 25 anos. Lembrou sua passagem como juíza substituta em Taquara, época em que esta jurisdição ainda atendia Gramado, Canela e municípios vizinhos. Em seu discurso, Vania enalteceu a importância da Justiça do Trabalho para o país, defendendo inclusive uma nova ampliação da competência da Instituição.

Ao fazer uso da palavra, o diretor do Foro Trabalhista de Gramado, juiz Artur Peixoto San Martin, relatou os principais pontos da história da Justiça do Trabalho no município. Embora o prédio atual já atenda as necessidades para o funcionamento dos serviços, o magistrado anunciou que solicitou ao prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, a doação de uma área em localização melhor para os jurisdicionados, mais próxima à Rodoviária. No terreno seria construído um prédio próprio da JT. “Espero comemorar os 30 anos da Justiça do Trabalho em Gramado já nas novas instalações”, declarou.

San Martin comentou que cada VT de Gramado recebe, anualmente, cerca de 1,2 mil processos. Destacou o excelente relacionamento dos magistrados e servidores com a comunidade jurídica, as autoridades e os jurisdicionados. Também registrou o alto índice de conciliação – 65% – na jurisdição, fruto de um trabalho desenvolvido em equipe, com espírito de cooperação e respeito. Por fim, agradeceu a colaboração de todos que de alguma forma atuam no Foro e parabenizou a equipe de servidores.

Em nome do Município de Gramado, o vice-prefeito Evandro Moschem saudou o aniversário da Justiça do Trabalho, desejando cada vez mais êxito no atendimento aos empregados e empregadores que buscam a Justiça para a solução dos seus conflitos. E representando os mais de 500 advogados que atuam em Gramado e Canela, o vice-presidente da subseção local da OAB/RS, Ariel Stopassola, lembrou o quanto a região ganhou com a chegada da Justiça do Trabalho, em 1993, tornando desnecessário o deslocamento das partes e seus procuradores até Taquara. Ele também elogiou a convivência harmoniosa entre a Advocacia e o Poder Judiciário na região, sempre com respeito recíproco das prerrogativas profissionais.

A 1ª e a 2ª Vara do Trabalho de Gramado têm como titulares, respectivamente, os juízes Artur Peixoto San Martin e Adair João Magnaguagno. Também participaram da solenidade os desembargadores aposentados Mauro Augusto Breton Viola, ex-corregedor do TRT-RS, e Denise Maria de Barros.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias