Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 07/12/2018 08:18. Atualizada em: 12/12/2018 14:07.

Solenidade celebra os 25 anos da Justiça do Trabalho em Gramado

Visualizações: 15
Início da galeria de imagens.
Presidente do TRT-RS e o diretor do Foro Trabalhista de Gramado inaugurando placa comemorativa
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Cerimônia realizada na manhã dessa quinta-feira (6) no Foro Trabalhista de Gramado celebrou os 25 anos da instalação da Justiça do Trabalho no município. O evento foi prestigiado por magistrados, servidores, advogados, procuradores, outras autoridades locais e demais convidados.

Acesse aquiAbre em nova aba as fotos do evento.

A 1ª Vara do Trabalho de Gramado foi inaugurada em 3 de dezembro de 1993. Também integram a jurisdição os municípios de Canela, Cambará do Sul, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Até então, a região era atendida pelas unidades judiciárias de Taquara, a 82 quilômetros de Gramado. A 2ª VT local foi instalada em 23 de setembro de 2005. Inicialmente, as duas unidades funcionaram em prédios separados. Em 7 de dezembro de 2007 foi inaugurado, então, o prédio que até hoje funciona como a sede do Foro Trabalhista de Gramado, comportando todas as atividades.

A cerimônia teve a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Vania Cunha Mattos. A magistrada parabenizou a todos pelo trabalho profícuo e competente ao longo desses 25 anos. Lembrou sua passagem como juíza substituta em Taquara, época em que esta jurisdição ainda atendia Gramado, Canela e municípios vizinhos. Em seu discurso, Vania enalteceu a importância da Justiça do Trabalho para o país, defendendo inclusive uma nova ampliação da competência da Instituição. Acesse o discurso da presidente na íntegra.Abre em nova aba

Ao fazer uso da palavra, o diretor do Foro Trabalhista de Gramado, juiz Artur Peixoto San Martin, relatou os principais pontos da história da Justiça do Trabalho no município. Embora o prédio atual já atenda as necessidades para o funcionamento dos serviços, o magistrado anunciou que solicitou ao prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, a doação de uma área em localização melhor para os jurisdicionados, mais próxima à Rodoviária. No terreno seria construído um prédio próprio da JT. “Espero comemorar os 30 anos da Justiça do Trabalho em Gramado já nas novas instalações”, declarou.

San Martin comentou que cada VT de Gramado recebe, anualmente, cerca de 1,2 mil processos. Destacou o excelente relacionamento dos magistrados e servidores com a comunidade jurídica, as autoridades e os jurisdicionados. Também registrou o alto índice de conciliação – 65% – na jurisdição, fruto de um trabalho desenvolvido em equipe, com espírito de cooperação e respeito. Por fim, agradeceu a colaboração de todos que de alguma forma atuam no Foro e parabenizou a equipe de servidores.

Em nome do Município de Gramado, o vice-prefeito Evandro Moschem saudou o aniversário da Justiça do Trabalho, desejando cada vez mais êxito no atendimento aos empregados e empregadores que buscam a Justiça para a solução dos seus conflitos. E representando os mais de 500 advogados que atuam em Gramado e Canela, o vice-presidente da subseção local da OAB/RS, Ariel Stopassola, lembrou o quanto a região ganhou com a chegada da Justiça do Trabalho, em 1993, tornando desnecessário o deslocamento das partes e seus procuradores até Taquara. Ele também elogiou a convivência harmoniosa entre a Advocacia e o Poder Judiciário na região, sempre com respeito recíproco das prerrogativas profissionais.

A 1ª e a 2ª Vara do Trabalho de Gramado têm como titulares, respectivamente, os juízes Artur Peixoto San Martin e Adair João Magnaguagno. Também participaram da solenidade os desembargadores aposentados Mauro Augusto Breton Viola, ex-corregedor do TRT-RS, e Denise Maria de Barros.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista