Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 29/11/2018 10:31. Atualizada em: 30/11/2018 15:17.

Vara do Trabalho de Santa Rosa inaugura exposição Orgulho Negro em evento dedicado à comunidade negra

Visualizações: 6
Início da galeria de imagens.
Em primeiro plano, participantes sentados observando discurso da presidente Vania (em segundo plano)
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Foi inaugurada nessa quarta-feira (28/11), no Foro Trabalhista de Santa Rosa (RS), a exposição “Orgulho Negro”. Composta por fotografias de artistas negros, que retratam elementos da identidade e do imaginário afro-brasileiro, a mostra foi produzida no ano passado e já esteve exposta em diversos locais para disseminar a reflexão sobre a equidade de raça. A cerimônia de abertura contou com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, que elogiou o esforço da juíza diretora do Foro, Raquel Nenê Santos, na defesa de causas ligadas à inclusão social e defesa da equidade.

Acesse aquiAbre em nova aba o álbum de fotos do evento.

Engajamento

A presidente lembrou que o TRT-RS foi o primeiro Tribunal do Brasil a implantar cotas raciais nos concursos para servidores e magistrados. Ela também enfatizou a importância de se lutar ativamente contra o racismo, aprendendo a reconhecê-lo e a enfrentá-lo onde quer que se manifeste. “Ao contrário do que muitos apregoam, a sociedade brasileira, ainda que seja predominantemente negra, ainda é uma sociedade preconceituosa – que discrimina não só os negros, como os homossexuais, os pobres, os índios e, mais recentemente, os velhos”, declarou a desembargadora Vania. Por ocasião da abertura da exposição, ela lançou a cartilha “Eu não sou racista”, elaborada pelo Coletivo Negro do TRT-RS e patrocinada pelo Tribunal.

Ela foi acompanhada pela juíza Raquel Nenê, que coordena o Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS. “Para nós é uma satisfação muito grande poder trazer a Santa Rosa esse trabalho de oito fotógrafos negros gaúchos”, declarou a titular da 2ª VT de Santa Rosa. Ela referiu que a abertura da mostra, no mês de novembro, foi proposta em homenagem ao dia 20 de novembro, data em que se rememora o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e que foi contemplada por uma série de outras ações do TRT-RS, como o Encontro de Servidores Negros, em Porto Alegre. “Fortalecendo as referências históricas à cultura e à trajetória negras no nosso país, o Dia da Consciência Negra também é considerado uma ação afirmativa, um dia de promoção de igualdade racial e uma referência para a população afro-descendente, dedicado à reflexão sobre as consequências do racismo”, ponderou.

Grande participação

A cerimônia esteve lotada com a presença de autoridades e membros da comunidade negra local, inclusive 18 imigrantes haitianos que fixaram morada em Santa Rosa. Além das magistradas já referidas, compuseram a mesa a juíza titular da 1ª VT de Santa Rosa, Mariana Roehe Flores Arancibia, e o prefeito da cidade, Alcides Vicini. Participaram também o procurador do município, André Sturmer; o representante da Subseção da OAB/RS, Nerci Antonio Spohr; o juiz do trabalho aposentado Justino Girardi; e a presidente da Casa Afro de Santa Rosa, Eneida Castro de Almeida Silva. A empresa Alibem Comercial de Alimentos, de Santa Rosa, enviou a assistente social Adriana Machado e a psicóloga Tarline Magali Graes, que fizeram um breve depoimento sobre a experiência de contratar funcionários haitianos.

O evento contou ainda com a apresentação de duas professoras painelistas, Clarice Teresa da Silva Tomas e Maria Clara Caetano Bengochêa. Em suas falas, elas proporcionaram uma discussão sobre a influência negra na formação do Brasil e sobre a dívida histórica gerada por políticas discriminatórias que iniciaram imediatamente após a abolição da escravidão. Elas também lembraram a importância de valorizar os elementos associados à identidade negra desde a primeira infância, como forma de fortalecer a autoestima dos negros. “Quando trabalho nas escolas o elemento negro empoderado, quando eu tiro o sujeito negro da posição de escravo e passo ele para a condição de guerreiro, estou plantando uma semente, para que daqui a 20 anos eu não precise mais estar falando em consciência negra”, afirmou Clarice.

Exposição

As fotos estimulam a reflexão sobre a cultura e a presença do negro no Rio Grande do Sul, tendo sido exibidas anteriormente no TRT-RS, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e nas Varas do Trabalho de Porto Alegre, Pelotas e Sapiranga. A mostra reúne obras de oito fotógrafos negros gaúchos: Paulo Corrêa, Leandro Machado, Nílveo Pereira Christiano, Luís Pedro Fraga, Marcos Pereira Feijão, Cíntia Rodrigues, Andrea Bogado e Irene Santos.

Acesse aquiAbre em nova aba a íntegra do discurso da juíza Raquel Nenê.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Álvaro Lima/Secom (TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
culturaexposiçãohorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista