Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 06/09/2018 12:01. Atualizada em: 08/09/2018 23:17.

Exposição Orgulho Negro é inaugurada no Foro Trabalhista de Pelotas

Visualizações: 44
Início da galeria de imagens.
Fotografia com a presença da presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos e demais organizadores do evento.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A exposição fotográfica Orgulho Negro foi inaugurada no Foro Trabalhista de Pelotas, nessa quarta-feira (5/9). O evento ocorreu no saguão da sede da unidade, local onde está montada a mostra, na presença da presidente do Tribunal Regional doTrabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, dos magistrados locais, servidores, advogados, terceirizados, convidados e representantes da cultura negra.  A mostra, que ficará em cartaz até 28 de setembro, é gratuita, estando aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Acesse aquiAbre em nova aba mais fotos do evento.

“Orgulho Negro’’ é uma ação conjunta do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e da Comissão de Cultura do TRT-RS, juntamente com o Coletivo de Servidores Negros do TRT-RS. Ela reúne obras de oito fotógrafos negros gaúchos: Paulo Corrêa, Marcos Pereira Feijão, Luiz Pedro Fraga, Nílveo Pereira Christiano, Leandro Machado, Cíntia Rodrigues, Irene Santos e Andrea Bogado, tendo o objetivo de promover a reflexão sobre a identidade e o protagonismo do negro na cultura. 

O ato de abertura da exposição contou com apresentação do Grupo Jovem da Companhia de Dança Afro Daniel Amaro, com coreografia montada para participar da 7ª Mostra de Teatro e Dança de Origem Africana em 2015, no Theatro Guarany, de Pelotas. 

Abrindo as falas, a juíza Cacilda Ribeiro Isaacsson, titular da 2ª VT de Pelotas e integrante do Comitê de Equidade, afirmou acreditar que “a mostra se reveste de importância ímpar, pois celebrar nossas diferenças é a melhor forma de mostrar à sociedade que a discriminação não é aceitável”. “O TRT é um veículo importantíssimo para que políticas de respeito à diversidade sejam articuladas”, constatou.

Luís Pedro Fraga, um dos fotógrafos cuja obra integra a exposição, avaliou que a mostra “tem um significado muito especial para nós, artistas negros que compusemos este trabalho, inaugurado em 2017 no TRT-RS e torna-se itinerante neste ano, começando por Sapiranga”. Disse-se orgulhoso pela responsabilidade de representar os colegas fotógrafos, além de agradecer pela acolhida recebida desde Porto Alegre e desejar que todos apreciem a mostra.

A presidente Vania registrou que a exposição Orgulho Negro faz parte das diversas ações pela equidade  que a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul tem promovido ao longo dos últimos anos, no sentido do “equilíbrio das relações e da efetiva integração de todos”. Externando sua grande felicidade pela oportunidade de presenciar essa abertura, observou ser, a fotografia, uma arte primordialmente amparada na sensibilidade das pessoas, pelo que agradeceu aos fotógrafos e ao público presente. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
cultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista