Evandro Krebs Gonçalves, presidente da Apejust: "Nossa Justiça do Trabalho é motivo de orgulho para todo cidadão brasileiro"
Às vésperas do Ato Público em Defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Sociais, agendado para o próximo dia 10, o site do TRT-RS traz opiniões de representantes e entidades acerca do valor da Justiça do Trabalho e sobre o contexto pós-Reforma Trabalhista. Confira o depoimento do presidente da Associação Peritos na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul (Apejust), Evandro Krebs Gonçalves.
Qual a importância da Justiça do Trabalho?
A nossa Justiça do Trabalho é motivo de orgulho para todo cidadão brasileiro, pela sua seriedade, celeridade, capacidade de moderar conflitos profissionais, na garantia do cumprimento dos direitos básicos dos trabalhadores e na excelência de fazer justiça.
Qual sua avaliação sobre a Reforma Trabalhista?
Um desastre! Jogamos na sarjeta décadas de lutas e conquistas populares pelos direitos sociais. Uma irresponsabilidade, pois sequer houve a possibilidade de uma discussão democrática com a sociedade sobre ajustes necessários. A reforma trabalhista foi um golpe político sobre uma sociedade desencantada e literalmente enganada pelo discurso da falsa modernidade e de novas oportunidades.
Qual previsão pode ser feita a partir da Reforma?
Tempos difíceis de insegurança profissional, jurídica e social. A precarização do controle das relações do trabalho serve para o trabalho escravo, para o trabalho infantil, para o trabalho insalubre, para quem ignora o direito cidadão de garantias mínimas dos direitos sociais. Esta é a hora da unidade de todos os operadores do Judiciário Trabalhista – desembargadores, juízes, servidores, procuradores, peritos, advogados, trabalhadores e empresários. Hora de repensar equívocos históricos e lutar pela retomada de caminhos que efetivamente representem avanços com regramento jurídico seguro, mais justo e digno.