Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/06/2018 14:00. Atualizada em: 28/06/2018 21:42.

Mandado de Segurança não cabe para impugnar decisão judicial que extingue processo sem resolução do mérito, conforme julgamento da SDI-1

Visualizações: 36
Início do corpo da notícia.

28-DecisaoMS810.jpgA 1ª Seção de Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) julgou, por maioria de votos, que o mandado de segurança não é o meio adequado para impugnar a decisão judicial que extingue uma reclamatória trabalhista sem resolução do mérito. O acórdão analisou o caso de um mandado de segurança impetrado por um trabalhador contra a decisão do juízo da 25ª Vara do Trabalho de Porto Alegre. O juiz do primeiro grau tinha julgado extinta a reclamatória por constatar que os valores dos pedidos do trabalhador não estavam indicados na petição inicial. A maioria dos desembargadores entendeu que o mandado de segurança não seria cabível nesse caso por tratar-se de uma decisão que pode ser alterada por meio de recurso próprio. 

O trabalhador ajuizou a reclamatória pleiteando verbas trabalhistas referentes à relação de emprego que manteve por treze anos com uma Editora. O juiz do primeiro grau extinguiu o processo sem julgamento do mérito porque, no seu entendimento, a ausência dos valores dos pedidos na petição inicial afrontaria a previsão do artigo 840, §1º da CLT, alterado pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17). Inconformado, o trabalhador impetrou o mandado de segurança para impugnar a decisão.

O relator do acórdão, desembargador Marcelo José Ferlin D’Ambroso, em voto vencido, julgou procedente o mandado de segurança, determinando a cassação da decisão do primeiro grau e o prosseguimento da reclamatória trabalhista. O desembargador afirmou que as mudanças legislativas no processo do trabalho devem ser interpretadas de forma sistemática com as normas processuais civis, e ponderou que o Código de Processo Civil prevê a necessidade de se atribuir valor à causa, mas não de se liquidar o pedido na inicial. Segundo o magistrado, a exigência de liquidação dos pedidos no ajuizamento da reclamatória causaria “embaraços indevidos ao exercício do direito humano de acesso à Justiça”. 

No entanto, a maioria dos desembargadores da SDI-1, por 13 votos a 2, acompanhou o voto divergente do revisor do acórdão, desembargador Francisco Rossal de Araújo. Com fundamento na Orientação Jurisprudencial nº 92 da SDI-2 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o magistrado afirmou que o mandado de segurança não é adequado no caso analisado, porque a decisão que ele pretende atacar pode ser retificada por meio de recurso próprio. Com base nesse entendimento, o acórdão denegou o mandado de segurança, por ser incabível. 

O segundo voto vencido no julgamento foi da desembargadora Brígida Joaquina Charão Barcelos, que defendeu o cabimento do mandado de segurança. Para a magistrada, diante da lesividade da decisão do primeiro grau e do dano causado, outras medidas recursais não teriam força suficiente para desconstituir o ato. 

Saiba mais:

Orientação Jurisprudencial nº 92 da SDI-2 do TST: MANDADO DE SEGURANÇA. EXISTÊNCIA DE RECURSO PRÓPRIO (inserida em 27.05.2002). Não cabe mandado de segurança contra decisão judicial passível de reforma mediante recurso próprio, ainda que com efeito diferido.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
jurídica1ª sdi
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista