Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/04/2018 10:19. Atualizada em: 27/04/2018 10:19.

Premiado pelo Google, aplicativo para trabalhadoras domésticas é lançado no Brasil

Visualizações: 14
Início da galeria de imagens.
Imagem ilustrativa relativa ao aplicativo ''Laudelina''
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

No dia nacional das trabalhadoras domésticas, dia 27 de abril, a ONG gaúcha THEMIS - Gênero, Justiça e Direitos Humanos realiza ações de divulgação do aplicativo Laudelina, ferramenta desenvolvida a partir do Prêmio Desafio de Impacto Social do Google - 2016 e um importante instrumento de consolidação dos direitos das trabalhadoras domésticas. Os eventos de lançamento, chamados de Caravana Laudelina, estão sendo realizados em todo o País.

Em Porto Alegre, a ação será realizada em dois momentos. No primeiro, das 8h às 12h, ocorre ação de conscientização de trabalhadoras domésticas sobre os seus direitos na Estação Mercado do Trensurb. À tarde, das 18h às 19h, ocorre panfleteação junto às trabalhadoras no terminal de ônibus Parobé.

No Rio de Janeiro, a ação será no sábado, dia 28 de abril. Na data, será realizada oficina sobre o funcionamento do aplicativo e também conscientização de direitos no Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da cidade. Já foram realizados eventos em Salvador, Brasília e Nova Iguaçu (RJ). As caravanas também devem ir para São Paulo, Pelotas e Acre. 

O app Laudelina é uma ação conjunta da THEMIS e da FENATRAD - Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. E inclui um manual sobre os direitos das trabalhadoras domésticas; calculadoras de salário, benefícios e rescisão contratual; lista de instituições de proteção de diferentes cidades do Brasil; e rede de contatos de trabalhadoras de uma mesma região, possibilitando a troca de informações, o fortalecimento de uma rede de apoio, e facilitando a organização das trabalhadoras. Inclusive, a secretária geral da FENATRAD e ex-trabalhadora doméstica, Creuza Oliveira, foi escolhida representante das trabalhadoras na campanha de lançamento do aplicativo.

"Em 2015, o Brasil contava com mais de 6 milhões de pessoas no trabalho doméstico, das quais 92% eram mulheres e 61% negras. Mesmo com a forte discriminação, o emprego doméstico foi a fonte de renda de milhões de família e uma alternativa de autonomia econômica para mulheres. Acreditamos que o conhecimento das trabalhadoras sobre seus direitos é fundamental para que se tornem realidade e para isto foi desenvolvido o aplicativo Laudelina”, explicam as representantes da Themis.

O nome do app homenageia Laudelina de Campos Melo, ativista do movimento negro que criou em 1936, na cidade de Campinas/SP, a primeira associação de trabalhadoras domésticas no Brasil. Por décadas os direitos da categoria foram muito limitados: apenas  em 2013, com a Emenda Constitucional 72, e em 2015, com a Lei Complementar 150, direitos básicos como o limite da jornada de trabalho e o pagamento de horas extras foram regulamentados.

O app é um desdobramento de um projeto anterior chamado "Trabalho Doméstico: Construindo Igualdade no Brasil", uma parceria da Themis com ONU Mulheres e Fundo ELAS que teve o objetivo de fortalecer os sindicatos de trabalhadoras domésticas e promover, a nível nacional, os direitos trabalhistas da categoria. Realizado em 2015, o projeto apoiou 9 sindicatos de trabalhadoras domésticas por meio do treinamento de 50 líderes sindicais e ativistas de todas as regiões do país, tendo como maior impacto a aprovação e regulamentação da PEC das Domésticas (150/2015), uma conquista que beneficia mais de 7 milhões de trabalhadoras.

Mais informações podem ser obtidas com a assessoria de imprensa da THEMIS: e-mail: imprensa@themis.org.br ou telefone: (51) 9 8538-2623.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: ONG Themis
Tags que marcam a notícia:
institucionallaudelinathemis
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista