Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 13/04/2018 17:59. Atualizada em: 13/04/2018 17:59.

Comitê Gestor Regional do PJe avalia demandas para o aperfeiçoamento do sistema

Visualizações: 17
Início da galeria de imagens.
Reunião do Comitê Gestor Regional do PJe
Reunião do Comitê Gestor Regional do PJe
Reunião do Comitê Gestor Regional do PJe
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Equipe de TI do TRT-RS é responsável pelo desenvolvimento de seis módulos das novas versões do PJe

O Comitê Gestor Regional do PJe no TRT-RS realizou, nessa quinta-feira (12/4), sua primeira reunião sob a atual gestão, com a coordenação do desembargador Cláudio Antonio Cassou Barbosa. O comitê é formado por representantes da Presidência, da Corregedoria, da magistratura, da OAB-RS, do Ministério Público do Trabalho, da área de Tecnologia da Informação e Comunicações e da área Judiciária do Tribunal. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Presidência do TRT-RS.

 No início da reunião, o desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa destacou a importância da continuidade de funcionamento do Comitê Gestor Regional do PJe, a fim de receber, debater e encaminhar propostas de melhorias para o sistema, bem como para detectar problemas no seu funcionamento. “É fundamental ouvir a opinião dos principais usuários do PJe, que são os magistrados, servidores, advogados e membros do Ministério Público. Para tanto, haverá uma agenda de reuniões do comitê ao longo do ano”, anunciou. 

A seguir, a diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), Natacha Moraes de Oliveira, apresentou um relatório sobre a versão 2.1.3 do sistema, que passou a ser utilizado pela Justiça do Trabalho gaúcha desde a última segunda-feira (9/4). Ao longo da apresentação, foram debatidos alguns problemas verificados que serão encaminhados para correção. Também foram relatados procedimentos técnicos adotados pelo TRT-RS que resultaram em melhoria considerável no desempenho e disponibilidade do sistema, superando dificuldades que foram sentidas recentemente. 

Atuação do TRT-RS na melhoria do PJe 2.0

A segunda parte da reunião foi dedicada à apresentação de demandas recebidas e à coleta de sugestões para o desenvolvimento das novas versões do sistema PJe 2.0. O projeto do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) é de que todo o sistema seja reprogramado até o final de 2019. Esse objetivo conta com a atuação conjunta das equipes dos TRTs, que estão trabalhando na reescrita de módulos específicos do PJe. Entre os Regionais, o TRT-RS é o responsável pelo maior número de módulos. “Esse é um reconhecimento da capacidade técnica de nossa equipe de TI e, especialmente, do método de trabalho colaborativo que é desenvolvido aqui, tendo efetiva participação de magistrados e servidores na construção de ferramentas tecnológicas. A ideia é não apenas corrigir falhas, mas também fazer o melhor possível para, dentro do prazo estipulado, aperfeiçoar o PJe de acordo com as necessidades de quem usa o sistema”, explicou.

A equipe do TRT-RS é responsável pelo desenvolvimento de seis novos módulos do PJe: o Sistema de Audiência Eletrônica (AUD) 4.0; o novo editor de textos do PJe; os módulos de cadastros de entes públicos e funcionalidades de unificação de cadastros; os módulos de cadastro de pessoas (magistrados, servidores e peritos); o módulo de distribuição, redistribuição, prevenção e dependência; e o módulo de emissão de certidões trabalhistas.

Nova interface

Entre as inovações trazidas pelo sistema PJe 2.0, lançado em dezembro de 2017, está a possibilidade de ativar uma nova interface para as secretarias das Varas de Trabalho. Essa mudança ainda está em fase piloto na 4ª Região, e por enquanto é utilizada apenas na 15ª VT de Porto Alegre, na 1ª VT de Uruguaiana e na 4ª VT de São Leopoldo. O TRT-RS promoverá um evento durante o mês de maio para apresentar a nova interface aos gestores de unidades judiciárias, que será divulgado oportunamente.

Participaram da reunião do Comitê Gestor Regional do PJe o desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa (coordenador do comitê gestor e presidente do Comitê de Governança de TIC do Tribunal), o juiz auxiliar da Corregedoria Clocemar Lemes Silva, o juiz Maurício Schmidt Bastos, o procurador do Trabalho Gilson Luiz Laydner de Azevedo (representante do MPT), os advogados Carlos Thomaz Ávila Albornoz, Camilo Gomes de Macedo e Ingrid Renz Birnfeld (representantes da OAB-RS), o juiz Marcio Lima do Amaral (representante da AmatraIV), o secretário-geral judiciário Onélio Luis Soares dos Santos, a diretora da Setic Natacha Moraes de Oliveira, e os servidores convidados Pablo Paulo Lopes Barros e Adriana Rizzolli.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionalprocesso eletrônico
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista