Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 02/03/2018 19:40. Atualizada em: 06/03/2018 19:07.

TRT-RS sedia encontro nacional para avaliar demandas sobre o sistema de gestão de pessoas da Justiça do Trabalho

Visualizações: 57
Início da galeria de imagens.
Presidente Vania Cunha Mattos visita grupo de trabalho no segundo dia do encontro nacional
Presidente Vania Cunha Mattos visita grupo de trabalho no segundo dia do encontro nacional
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) sediou, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, a reunião de trabalho sobre o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigep). O objetivo do encontro foi avaliar as demandas nacionais apresentadas sobre o sistema, definir as prioridades, e realizar uma triagem das ações necessárias para suas execuções. Participaram da reunião integrantes do Comitê Gestor Nacional do Sigep e representantes de diferentes TRTs do país. 

O Sigep é um sistema integrado de gestão de pessoas que será utilizado por todos os TRTs do Brasil. O sistema está sendo implantado gradativamente e já está em produção em cinco Regionais: além do TRT-RS, fazem parte deste grupo inicial o TRT-20 (SE), o TRT-18 (GO), o TRT-23 (MT) e o TRT-2 (SP), que utiliza e desenvolve o sistema de forma pioneira no Judiciário Trabalhista desde 2014. 

A escolha do Sigep como sistema nacional da Justiça do Trabalho ocorreu a partir do acordo de cooperação técnica firmado em 2014 entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o TST. Com a expansão do sistema para outros Regionais, o trabalho de desenvolvimento do Sigep passou a ser feito de forma colaborativa, reunindo esforços das equipes de diferentes TRTs. “O objetivo desta reunião de trabalho em Porto Alegre foi definir a prioridade das demandas que vêm surgindo, de modo a atender as necessidades dos 24 Regionais”, explica a coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Sigep e diretora-geral do TRT-RS, Bárbara Casaletti. 

Novos módulos do Sigep, que trazem melhorias e funcionalidades, estão sendo desenvolvidos e implantados por equipes dos TRTs da 2ª, 5ª, 6ª, 11ª, 12ª, 15ª, 16ª e 24ª Regiões. 

Folha de Pagamento e eSocial

As demandas prioritárias do Sigep são as relacionadas aos módulos “eSocial” e “FolhaWebJT”. O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista) é um projeto do Governo Federal que unificará o envio de informações pelos empregadores, incluindo os órgãos públicos, em relação a seus empregados e servidores. A partir de 2019, todos os órgãos públicos brasileiros deverão enviar suas folhas de pagamento, informações fiscais e previdenciárias pelo eSocial. 

Na Justiça do Trabalho, a ferramenta para envio das informações para o eSocial está sendo desenvolvida pelo TST. Devido à prioridade definida pelo Governo Federal para o eSocial, e também ao prazo fixado para a sua implantação, ficou estabelecido que os Regionais devem finalizar a implementação do eSocial antes de avançar para demais funcionalidades ainda não desenvolvidas no sistema. “O mais importante neste encontro em Porto Alegre é que conseguimos elencar, entre as centenas de solicitações de todos os TRTs, as que são prioritárias para uma rápida implementação da FolhaWebJT e que contribuem para o eSocial”, avalia o integrante do Comitê Gestor Nacional do SIGEP, Rômulo Borges Araújo. 

Pela primeira vez foi realizado um estudo geral das demandas apresentadas pelos Regionais. “O Sigep implicará a reestruturação no fluxo e nas rotinas de trabalho dos Tribunais em função de um sistema nacional de gestão de pessoas. O trabalho colaborativo, reunindo equipes de diferentes áreas, é essencial para chegarmos a um sistema que atenda nossas necessidades da melhor forma possível”, avalia Bárbara Casaletti. 

Também participaram da reunião no TRT-RS o gerente do programa Sigep, Márcio Milan (TRT-2), a diretora da Coordenadoria de Pessoas do TRT-5,  Ana Cláudia Accioly, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT-12 e integrante do Comitê Gestor Nacional do Sigep, Vanessa Gesser de Miranda, o assessor de Gestão Estratégica e Projetos do TRT-2, Leandro Totti Feijoo, a assessora da Diretoria-Geral do TRT-4 e coordenadora do Comitê Regional do Sigep, Tatiana Krause, o coordenador do Grupo de Trabalho do Sigep, Anísio Renato de Andrade (TRT-3), a secretária de Pessoal do TRT3, Flávia Dantés Macedo Neves, o secretário de Gestão de Pessoas do TRT-15, Gustavo Fachim, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do TRT-4, Cristina Schmidt, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT-4, Maria Augusta Arnold, e a coordenadora de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT-24, Geslaine Perez Maquerte (desenvolvedora da FolhaWebJT). 

No segundo dia do encontro, o grupo recebeu a visita da presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias