Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 14/11/2017 17:48. Atualizada em: 22/11/2017 18:45.

TRT-RS terá programação especial em celebração à Consciência Negra. Confira!

Visualizações: 54
Início do corpo da notícia.

ConscienciaNegra-Aya500px.pngO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) realizará, nos dias 20 e 21 de novembro, uma série de atividades para celebrar a Consciência Negra. A iniciativa é conduzida pelo Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da Instituição, em parceria com o Coletivo Negros TRT4. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS/SC/PR) também está engajado na causa, com ações programadas em sua sede, na Capital.

O objetivo da ação é valorizar a presença do negro na Justiça do Trabalho, promover reflexão e debates a respeito do tema, além de proporcionar conhecimento sobre a cultura e a ancestralidade do povo afro.

As atividades na Justiça do Trabalho acontecerão no Auditório Ruy Cirne Lima, do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av Praia de Belas, nº 1432, Prédio 3). Com entrada franca, o evento é destinado a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados da Instituição, e à comunidade em geral. As inscrições de magistrados e servidores devem ser feitas por meio deste linkAbre em nova aba, até as 10h do dia 20, para contabilização de horas de capacitação.  

A abertura oficial está prevista para as 17h do dia 20 de novembro – data em que se comemora o Dia da Consciência Negra. Após a solenidade, será realizado um painel sobre o tema “Racismo Institucional do Brasil”, seguido de debate com o público.

No mesmo dia, às 15h30, será inaugurada no saguão do TRT-RS a exposição "Orgulho Negro - Processos do TRT4 e da Justiça Federal do RS", destacando casos judiciais que envolvem discriminação racial. A mostra é uma parceria dos Memoriais da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal no Rio Grande do Sul. A exposição ficará em cartaz no TRT-RS até o dia 24 e será retomada no dia 27, no Espaço Cultural Lenir Heinen, no Foro Trabalhista de Porto Alegre, onde permanecerá até 12 de dezembro.

Para o dia 21, estão previstas atividades artísticas que destacam a cultura afro: o espetáculo teatral "Os Três Presentes Mágicos", promovido pelo Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, a apresentação musical do grupo Rafuagi e uma oficina de confecção de bonecas de pano Abayomi. No fim da tarde, ocorrerá uma roda de conversa sobre “O negro no Brasil atual, suas perspectivas e seu lugar de fala”, com a participação da funcionária terceirizada Charlene Barbosa Setubal, da advogada Luana Pereira, da servidora Deise Maria de Araújo Leiria e do juiz Fábio Francisco Esteves, e mediação da servidora Eliane Abreu. A programação encerrá às 19h, com a leitura dramática do "Poema Sobre Palmares", de Oliveira Silveira, pelo grupo Sopapo Poético.

Confira a programação completa:

Segunda-feira (20/11)

15h30 – Inauguração da exposição “Orgulho Negro – Processos Judiciais do TRT4 e da Justiça Federal”, no saguão do TRT-RS (Av. Praia de Belas, nº 1.100)

Atividades no Auditório Ruy Cirne Lima (Av. Praia de Belas, nº 1432, Prédio 3)

16h30 - Credenciamento

17h - Abertura oficial com representantes da Administração, do Coletivo Negro e do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT4

17h30 - Painel “O Racismo Institucional do Brasil”, com a participação da juíza Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro e do advogado Osvaldo Ferreira Reis

19h - Espaço para perguntas do público

Terça-feira (21/11)

Atividades no Auditório Ruy Cirne Lima (Av. Praia de Belas, nº 1432, Prédio 3)

12h - Espetáculo "Os Três Presentes Mágicos", promovido pelo Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. O grupo incentiva e desenvolve ações comunitárias com jovens. Integrando arte, cultura, cidadania e economia solidária, estimula a afirmação dos direitos humanos e a construção de uma cultura de não violência.  Trata-se de um centro de cultura que abre suas portas à comunidade na sede do bairro Cristal, em Porto Alegre, praticamente todos os dias.

13h - Apresentação musical do grupo Rafuagi. O grupo é uma das principais referências artísticas e social da música Rap e da cultura negra do hip hop no Rio Grande do Sul. É composto pelos jovens MC’s Rafa, Ricky e Deejay Croko. Com cinco discos lançados na carreira, tem parcerias musicais com Emicida, MV Bill, Rappin Hood, Daniel Drexler, dentre outros artistas, todas com mensagens contra a violência, racismo, preconceito e o extermínio da juventude negra.

14h - Oficina de confecção de bonecas de pano – Abayomi

17h30 - Roda de Conversa “O negro no Brasil atual, suas perspectivas e seu lugar de fala”, com participação da funcionária terceirizada Charlene Barbosa Setubal, da advogada Luana Pereira, da servidora Deise Maria de Araújo Leiria e do juiz Fábio Francisco Esteves, com mediação da servidora Eliane de Abreu

18h30 - Espaço para perguntas do público

19h - Leitura dramática do "Poema Sobre Palmares", de Oliveira Silveira, pelo grupo Sopapo Poético

Exposição fotográfica

Além das atividades nos dias 20 e 21, também está em cartaz, no saguão do Prédio-Sede do TRT-RS (Av. Praia de Belas, 1.100), a exposição fotográfica “Orgulho Negro” . Inaugurada em 6 de novembro, marcando o início da programação institucional para o Mês da Consciência Negra, a mostra reúne obras de oito fotógrafos negros gaúchos: Paulo Corrêa, Leandro Machado, Nílveo Pereira Christiano, Luís Pedro Fraga, Marcos Pereira Feijão, Cíntia Rodrigues, Andrea Bogado e Irene Santos. No próximo dia 27, a exposição será transferida para o Espaço Cultural Lenir Heinen, na Galeria do Foro Trabalhista de Porto Alegre, onde ficará em exibição até 12 de dezembro.

Justiça Federal

O TRF4 comemorará o Mês da Consciência Negra com duas atividades. No dia 14 de novembro, às 17h30, o Tribunal promove a abertura da exposição “Orgulho Negro”, na passarela do andar térreo do Prédio-Sede (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300 , Bairro Praia de Belas), apresentando algumas das fotos exibidas na Justiça do Trabalho.

Em 20 de novembro, às 13h30, outra mostra fotográfica será inaugurada, desta vez na passarela do nono andar do mesmo Prédio. Intitulada “Orgulho Negro, Presente!”, a exposição reunirá retratos produzidos pelo TRF4. No mesmo dia, às 14h, o Auditório do Tribunal sediará uma roda de conversa, atividade que será aberta por um show musical e leitura de poesia negra.

Aya: resistência e desenvoltura

O logotipo da Consciência Negra no TRT-RS é composto pelo adinkra Aya. Adinkras são ideogramas criados pelo povo Akan (Gana e Costa do Marfim). Mais do que um item decorativo, carregam mensagens evocativas que transmitem a sabedoria tradicional, os aspectos da vida e do ambiente e as virtudes da cultura.

Aya simboliza uma samambaia, é uma planta resistente que pode crescer em locais difíceis. "Um indivíduo que usa este símbolo sugere que ele sofreu muitas adversidades e superou muitas dificuldades.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucionalhorizonteconsciência negra
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista