Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 13/12/2007 00:00. Atualizada em: 13/12/2007 00:00.

TRT-RS reúne líderes de diferentes credos em Congraçamento Religioso

Visualizações: 88
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região reuniu ontem (12) líderes das religiões islâmica, umbandista e luterana em seu culto de congraçamento religioso, realizado no saguão do prédio-sede do TRT-RS. As lideranças fazem parte do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre (DIRPOA) - projeto criado em 1996 e integrado por nove religiosos - cujo objetivo é promover a paz por meio do exercício do conhecimento, da convivência e do respeito aos diferentes e às diferentes crenças. A celebração contou, também, com a participação do coral infanto-juvenil Carlos Bina - Sogil, de Gravataí.
Em seu pronunciamento, o representante do Centro Cultural Islâmico, Ahmad Ali, parabenizou o TRT-RS pelo convite feito ao Grupo e proferiu um discurso de cunho político religioso. "Esperamos que Deus todo poderoso ilumine os caminhos dos que têm o poder, sobretudo dos julgadores, pois o julgamento tem de ser igual a todos da sociedade, independente da etnia, da cor da pele ou da condição social", observou. "Queremos uma sociedade justa, humana e coerente. E, por isso, esperamos que Deus ilumine o nosso Judiciário para que julgue conforme as provas, independentemente da condição social."
Integrante do Conselho da Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros, o babalorixá Clóvis do Xangô reforçou o papel do Judiciário como o "Poder que  dirime dúvidas" da sociedade. Segundo ele, o ano que está por chegar será regido por Xangô, Orixá que porta a balança da Justiça. "Esse será um ano muito rico para o Judiciário, o ano da pedra e da verdade", resumiu. "Nesse sentido, a mensagem do Conselho Estadual de Umbanda é de esperança."         
O pastor Carlos Dreher, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil citou, por sua vez, um texto do Velho Testamento no qual o profeta Isaías anuncia o novo, que deve chegar para o mundo. "Esse novo é  descendente do rei Davi, que vai governar sobre a terra. Trata-se de um ramo que brota no tronco velho e, sobre ele, está dito que é o espírito do Senhor, que governará a Justiça."
Na seqüencia, o Vice-Presidente do TRT-RS, Juiz João Ghisleni Filho, agradeceu a  presença do Grupo de Diálogo Inter-Religioso, parabenizou a Assessoria de Comunicação Social do Tribunal pela iniciativa e, também, parabenizou o DIRPOA por reunir pessoas com posições diferentes num mundo com tanta intolerância. "Para encerrar, agradeço a cada servidor pela colaboração com o Tribunal, desejo a todos os presentes boas festas, cada um com suas crenças, e um 2008 com muita saúde."
A solenidade foi encerrada com a apresentação de 48 das 80 crianças integrantes do Coral Carlos Bina - Sogil, que reúne cantores de 8 a 14 anos. O coral é um projeto extracurricular, pedagógico e de inclusão social desenvolvido pela Escola Estadual Carlos Bina, de Gravataí, em parceria com a empresa de ônibus Sogil. As crianças cantaram quatro canções durante as quais interagiram com o público, formado por aproximadamente 70 pessoas.
Durante a apresentação, a professora-regente, pedagoga Lígia Ramos, agradeceu o convite e ressaltou a importância da iniciativa do Tribunal. "Para essas crianças, estar aqui neste ambiente, um Tribunal, é algo muito importante. Elas estão conhecendo pessoas novas, uma realidade nova e descobrindo o quanto o trabalho de vocês é importante para elas", afirmou a professora. "Em momentos como este, não é o público que está assistindo as crianças e sim o contrário e, por isso, agradeço aos senhores pela iniciativa."

  

                               

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias