Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/11/2008 00:00. Atualizada em: 28/11/2008 00:00.

Segue Curso de Interpretação Constitucional

Visualizações: 3
Início da galeria de imagens.
Sergio Gilberto Porto
Daniel Francisco Mitidiero
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Está tendo seqüência o segundo dia do Curso de Interpretação Constitucional, no Auditório Ruy Cirne Lima, junto à Escola Judicial, no Foro Trabalhista de Porto Alegre. O evento é destinado aos magistrados da Justiça do Trabalho gaúcha, assessores, chefes de gabinete e secretários especializados de juízes.

Às 14h, o Vice-Presidente do Tribunal, Carlos Alberto Robinson, compôs a mesa com os dois primeiros palestrantes da tarde de hoje (28), que abordaram "Processo e Constituição: As Reformas Processuais e a Efetividade dos Direitos". O primeiro painelista foi o Mestre, Doutor, Professor da PUC e advogado Sergio Gilberto Porto. Disse que "o Direito deve ser compreendido a partir da Constituição, pela legitimação absoluta do Estado de Direito". Discorreu sobre a coisa julgada e afirmou ser "um crítico de reforma quando não se olha para a Constituição". Provocou a platéia para a compreensão do processo legal, que nada mais é do que "a validaçaão de todas as garantias que a CF dá ao cidadão". O segundo painelista foi o Doutor, Professor da UFRGS e da Unisinos Daniel Francisco Mitidiero. Abordou a tutela jurisdicional efetiva. Declarou que o Código Civil foi refeito "não por acaso", mas para atualizar a aplicação judiciária. Falou sobre a técnica da multa coercitiva e sobre seu livro "Código de Processo Civil Comentado". Ao final, os dois responderam perguntas do público.

Daqui a pouco, depois do intervalo, começa a conferência de encerramento “O Papel do STF na Concretização da Constituição” proferida pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Ferreira Mendes.

Pela manhã, quatro painelistas abordaram "Direitos Fundamentais e Relações de Trabalho": o Juiz de Direito, Mestre, Doutor, Professor da PUCRS, AJURIS e Coordenador do NEDF, Ingo Wolfgang Sarlet; o Mestre, Doutor, Professor da UFSC e advogado Airton Cerqueira Leite Seelaender; a Juiza do Trabalho Titular da VT de Esteio, Luciane Cardoso Barzotto, Doutora e Professora da UFRGS; e o Doutor e Desembargador do TRT-RS, José Felipe Ledur.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista