Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/11/2008 00:00. Atualizada em: 28/11/2008 00:00.

Termina Curso de Interpretação Constitucional

Visualizações: 3
Início da galeria de imagens.
Ministro conheceu dependências da Escola Judicial
Conferência de Gilmar Mendes encerrou Curso
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Foi encerrado, no final da tarde de hoje (28) o Curso de Interpretação Constitucional, realizado nesta e na última sexta-feira, no Auditório Ruy Cirne Lima, junto à Escola Judicial, no Foro Trabalhista de Porto Alegre. O evento foi destinado aos magistrados da Justiça do Trabalho gaúcha, assessores, chefes de gabinete e secretários especializados de juízes.

O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes, antes da sua conferência de encerramento do Curso, visitou as instalações da Escola Judicial, sendo recebido no gabinete do Diretor, Flavio Portinho Sirangelo. Na oportunidade, o Presidente do TRT, João Ghisleni Filho informou ao Presidente do Supremo que o Tribunal gaúcho tem cerca de 5 mil audiências de conciliação pautadas para a próxima semana.

Às 16h30min, a mesa foi composta. Ghisleni manifestou a "preocupação da magistratura gaúcha e, também, brasileira tanto que foi objeto de debate na reunião dos Presidentes e Corregedores dos Tribunais do Trabalho de todo o Brasil, na última quarta-feira, em Brasília, decisões recentes do Supremo Tribunal Federal, que podem levar a um esvaziamento da competência da Justiça do Trabalho. Vossa excelência, Ministro Gilmar Mendes, que tem se mostrado um homem de diálogo, receba esta manifestação como um pedido de abertura de um canal de conversação com o STF, o que deve ser apresentado formalmente pelo Coordenador do Colégio de Presidentes dos TRTs. A Justiça do Trabalho, que foi tão valorizada na reforma constitucional de 2004, conhecida como Reforma do Judiciário, e tem se mostrado tão eficiente na solução dos conflitos trabalhistas, não pode ter a sua competência esvaziada".

Após a fala do Presidente Ghisleni, o Desembargador Sirangelo fez uma série de agradecimentos e passou, de imeadiato, a palavra para o Ministro Gilmar Mendes, que abordou, por exatos 60 minutos, "O Papel do STF na Concretização da Constituição". Afirmou que a CF merece ser reverenciada por diversas razões. Mas, principalmente, por garantir 20 anos de normalidade institucional no Brasil. Lembrou que é o mais longo período da história republicana (desde 1.889). Constatou que o Brasil tem uma história acidentada, que prejudicou a cultura e a própria política do País. Destacou que, nas últimas duas décadas, não houve alterações no núcleo básico da CF, mesmo com as mudanças na ordem econômica mundial, como a queda do muro de Berlim, no ano seguinte (1.989). Assumiu que a CF possui algumas distorções e as críticas levam ao aprimoramento. Declarou que a democracia é um processo de aperfeiçoamento contínuo. Garantiu que o Brasil tem poderes, imprensa e Ministério Público fortes e independentes.

Sobre a concretização da Constituição, o Ministro também discorreu sobre assuntos que o STF já se manifestou, como o direito de greve dos servidores públicos, a fidelidade partidária, o número de vereadores por municípios, o "mensalão", o caso da progressão de regime, a indicação de Procuradores do Trabalho (com menos de dez anos no cargo) para os TRTs, e por fim, a obrigação de deficientes físicos graves participarem das eleições.

O público da conferência do Ministro Gilmar Mendes incluiu o Presidente da Amatra IV, Luiz Antônio Colussi, o Diretor da Femargs, José Fernando Ehlers de Moura, o Presidente da Ajuris, Desembargador Carlos Cini Marchionatti e a diretora da Escola da Ajuris, Desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira.

Hoje pela manhã, quatro painelistas abordaram "Direitos Fundamentais e Relações de Trabalho": o Juiz de Direito, Mestre, Doutor, Professor da PUCRS, AJURIS e Coordenador do NEDF, Ingo Wolfgang Sarlet; o Mestre, Doutor, Professor da UFSC e advogado Airton Cerqueira Leite Seelaender; a Juiza do Trabalho Titular da VT de Esteio, Luciane Cardoso Barzotto, Doutora e Professora da UFRGS; e o Doutor e Desembargador do TRT-RS, José Felipe Ledur. À tarde, dois palestrantes abordaram "Processo e Constituição: As Reformas Processuais e a Efetividade dos Direitos": o Mestre, Doutor, Professor da PUC e advogado Sergio Gilberto Porto, e o Doutor, Professor da UFRGS e da Unisinos Daniel Francisco Mitidiero.

Na sexta-feira passada (21), quatro palestrantes foram convidados. O Professor da UFRGS, Humberto Bergmann Ávila, Mestre, Doutor e Pós-Doutor, abordou “Princípios e Regras e a Interpretação Constitucional”. O Procurador Regional da República (MPF/SP), Walter Claudius Rothenburg, Mestre e Doutor, falou sobre “Súmulas Vinculantes e o papel do juiz em Face dos Tribunais Superiores”. O advogado e professor da UFF e UGV, Claudio Pereira de Souza Neto, Mestre e Doutor, teve como assunto "Proporcionalidade, Razoabilidade e Ponderação: Teoria e Prática". E o Desembargador Federal do Trabalho do TRT da 17ª Região (ES), Carlos Henrique Bezerra Leite, Mestre e Doutor, Professor da UFES e FDV teve como tema "Direitos Humanos e a Constitucionalização do Processo do Trabalho".

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista