Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 18/12/2008 00:00. Atualizada em: 18/12/2008 00:00.

Justiça do Trabalho em Passo Fundo garante transparência em eleição sindical

Visualizações: 3
Início do corpo da notícia.

O Juízo da 1ª Vara do Trabalho de Passo Fundo, sob titularidade do Juiz José Renato Stangler, conduziu, recentemente, processo eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passo Fundo. Em conturbada situação, a justiça trabalhista teve êxito, através de ações conciliatórias entre as partes, ao promover eleições transparentes, com devida comissão nomeada pelo Juízo, e coordenada pelo Juiz do Trabalho aposentado Nélson Júlio Martini Ribas.

Em Ação Civil Pública ajuizada , o Ministério Público do Trabalho entrou com liminar para embargar a realização das eleições do Sindicato, alegando a falta de transparência na convocação do pleito. Tal pedido foi acolhido. Em audiência realizada em julho de 2008, a Justiça do Trabalho propôs às partes o retorno do processo eleitoral, o qual estava suspenso. Com isso, foi formada uma comissão plural, com situação e oposição indicando representantes e sob a coordenação do Juiz aposentado Nélson Ribas.

Nos dias 9 e 10 de outubro, foram realizadas as eleições da entidade, após diversas reuniões da comissão eleitoral, com ampla transparência e conhecimento do Juízo. A chapa vencedora obteve um voto de diferença, em apuração realizada nas dependências do Foro Trabalhista de Passo Fundo, inclusive com a participação voluntária de servidores da Justiça do Trabalho.

De acordo com o Juiz José Renato Stangler, graças à maestria na condução do processo, “o que se observou foi a vitória da democracia e da participação coletiva”. O Juiz ressalta que, mesmo com a apertada vitória, “tamanho foi o cuidado e a conduta cristalina do presidente da comissão eleitoral, que não restou espaço para qualquer resistência contra o resultado”.

A chapa da situação obteve 115 votos, contra 114 da oposição. O resultado foi proclamado solenemente pelo Juiz Nelson Ribas.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista