Escola Judicial desenvolve cursos "Liquidação de sentença por cálculos" e "Execução"
A Escola Judicial colheu, durante vários meses, sugestões de cursos a serem realizados, na capital e no interior, para servidores que trabalham em funções de apoio aos magistrados. Três pontos se destacaram: liquidação por cálculos; execução (em geral); execução previdenciária.
Com base nesses resultados, fez-se consulta aos Diretores de Secretaria das Varas do Trabalho de todo o Estado sobre os aspectos específicos de maior interesse a serem tratados, dentro dos três amplos temas previamente destacados. Com as respostas obtidas, formou-se grupo de trabalho dentro da Escola Judicial, com o seu Coordenador Acadêmico, Desembargador Paulo Orval Particheli Rodrigues, três juízes integrantes do Conselho Consultivo da EJ e mais três juízes que atenderam ao convite feito à generalidade da magistratura de primeiro grau. A esse grupo somaram-se dois servidores do Serviço de Formação e Aperfeiçoamento da EJ e um servidor do Serviço de Orçamento e Finanças.
Esse grupo reuniu-se em duas oportunidades com a Profa. Dra. Acacia Kuenzer, que presta assessoria na área pedagógica para a Escola, para formatar um curso de aproximadamente treze turnos, com duas linhas-mestras: "Liquidação de sentença por cálculos" e "Execução", dividida esta em dois subitens: "Execução em geral" e "Execuções especiais".
A ideia é que, já no final do mês de setembro, tenham início as primeiras turmas, algumas no turno da manhã e outras no turno da tarde, na sede da Escola Judicial. Até meados de novembro, pretende-se que esteja terminado o treinamento de todas as Varas do Trabalho de Porto Alegre, num total de três servidores por unidade. Em 2010, será a vez de o interior receber o referido curso.