Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 23/09/2009 00:00. Atualizada em: 23/09/2009 00:00.

Inauguradas reformas das instalações da VT de Santa Rosa

Visualizações: 66
Início da galeria de imagens.
Discurso do Juiz Titular da VT de Santa Rosa, Claudio Ost.
Execução do Hino Nacional por duo de cordas.
Discurso do Desembargador Ghisleni
Descerramento da placa
Público presente
Público presente
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

As reformas das instalações da Vara do Trabalho de Santa Rosa foram inauguradas, na noite de hoje (23), pelo Desembargador-Presidente do Tribunal, João Ghisleni Filho, e pelo Juiz Titular da VT santarosense, Claudio Roberto Ost. O prédio reformado funciona na Rua Santos Dumont, 496, no município "berço nacional da soja". Também participaram da solenidade a Desembargadora-Corregedora Regional, Beatriz Zoratto Sanvicente, os Juízes do Trabalho Luiz Antonio Colussi (Presidente da Amatra) e Edson Moreira Rodrigues (VT Santo Ângelo) e os Juízes Substitutos Raquel Nenê de Azevedo e Jefferson Luiz Gaya de Goes, além de autoridades municipais e da região.

A cerimônia iniciou-se, pontualmente, às 20h30min, com os aproximadamente cem convidados ouvindo o Hino Nacional, executado ao violão e guitarra pelo maestro Mauro Dias e pelo solista Bruno Rambo. O Juiz Ost, primeira autoridade a se pronunciar, lembrou que o prédio atual é de 1973 e informou que o número anual de processos é de 1.200. Citou o sucesso judicial, os planos de trabalho e saudou as lideranças comunitárias e empresariais locais. Mencionou a Visão de "Alcançar a excelência da prestação jurisdicional com celeridade, simplicidade e eficiência" e a Missão de "Solucionar os conflitos das relações de trabalho com objetividade, confiabilidade e engajamento." O Juiz fez menção ao engenheiro Marcos Aurélio da Rosa Silva, especialmente saudado com a outorga do troféu "Mérito Missão e Visão" da Vara do Trabalho de Santa Rosa.

O Procurador Geral do Município de Santa Rosa, Ruy Neri Robalos da Rosa, representando o Prefeito, informou que a cidade possui 70 mil habitantes, sendo que 97% estão na área urbana. Lembrou que Santa Rosa é conhecida pela Fenasoja e pelo Musicanto. Já o Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Rosa, Luis Fernando Pias, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Tribunal.

O Presidente Ghisleni começou sua fala informando sobre o desequilíbrio no número de processos distribuídos entre as unidades do Rio Grande do Sul e que o Tribunal está estudando uma forma de melhorar tal situação. Disse que tem recebido observações elogiosas sobre a Justiça do Trabalho em todas as cidades por onde tem passado e "isto é muito positivo para a Administração". Citou os investimentos que estão sendo feitos no Estado, bem como as limitações orçamentárias. Afirmou que as instalações são simples na Justiça do Trabalho e discorreu sobre as suas características de conciliação. Relatou que os servidores são incentivados a qualificarem-se e mencionou o trabalho coletivo desenvolvido por todos. Agradeceu aos servidores, na pessoa do Diretor-Geral de Coordenação Administrativa, Luiz Fernando Taborda Celestino.

O Desembargador Ghisleni e o Juiz Ost descerraram a placa alusiva à inauguração das novas instalações da Unidade Judiciária. Após a solenidade, os convidados conheceram as instalações e, depois, houve jantar de confraternização.

HISTÓRIA E PROJETO DE REFORMA

A VT foi instalada em 26 de julho de 1963 e tem jurisdição sobre 20 municípios: Alecrim, Alegria, Campinas das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, Senador Salgado Filho, São José do Inhacorá, Três de Maio, Tucunduva, Tuparendi e Ubiretama.

O projeto de reforma dos três pavimentos do prédio do Foro Trabalhista de Santa Rosa foi assinado em 23 de junho de 2008 e executado pela TBM Engenharia Ltda. O valor do contrato foi de R$ 377.908,60 com recursos do Tribunal. O prédio tem área de 551 m² e é dividido nos seguintes compartimentos:
   - Posto Bancário: 7,42 m²
   - OAB: 13,00 m²
   - Saguão de Público: 75 m² (c/ar condicionado)
   - Arquivo:  110 m²
   - Secretaria: 133,00 m²
   - Sala de Audiências: 18,00 m²
   - Gabinete Juiz Titular: 16,50 m²
   - Gabinete Juiz Substituto: 12,65 m²
   - Copa: 16 m²
   - Quatro sanitários para público
   - Dois sanitários para funcionários
   - Um sanitário para os juízes.
   - Um sanitário para vigilância
   - Sala multiuso: 35 m²
   - Vigilância: 5,70 m²

Os serviços principais executados foram reforma geral no segundo pavimento (nova rede eletrológica, novo sistema de climatização, novo layout das salas, novas esquadrias e pisos e pintura em geral), no térreo (novo piso e forro, novos pontos eletrológicos, redimensionamento da rede elétrica, novo sistema de climatização, pintura em geral e novas esquadrias) e fachada (troca de todo o revestimento, revisão do telhado e novo acesso a pessoas PNE - portadoras de necessidades especiais).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias