Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 11/11/2009 00:00. Atualizada em: 11/11/2009 00:00.

Inauguradas novas instalações do Foro de Sapiranga

Visualizações: 188
Início da galeria de imagens.
Foro Trabalhista de Sapiranga
Prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor
Presidente da Subseção da OAB, em Sapiranga, José Antonio Ramos Fernandes
Juiz Diretor do Foro Trabalhista de Sapiranga, Juiz Horismar Carvalho Dias
Presidente do TRT-RS, Des. João Ghisleni Filho
Descerramento da Fita Inaugural
Descerramento da Placa
Coquetel
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

As novas instalações do Foro Trabalhista de Sapiranga foram inauguradas no início da noite desta quarta-feira (11), na Rua Padre Réus, 597, bairro Centro, com a presença do Desembargador-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, João Ghisleni Filho. O Foro fica em frente da Igreja do Redentor, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O Juiz Diretor do Foro é Horismar Carvalho Dias (Titular da 1ª VT). Os demais Juízes Titulares são Renato Walmor Medina Guedes (2ª VT) e Marcelo Silva Porto (3ª VT). A jurisdição é sobre quatro municípios: Araricá, Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga. A instalação da Justiça do Trabalho na cidade foi em 10 de julho de 1990.

Estiveram presentes os Desembargadores Denis Marcelo de Lima Molarinho e Denise Pacheco, os Juízes do Trabalho George Achutti, Manoel Cid Jardon, Eny Ondina Costa da Silva, Jorge Alberto Araújo e Artur Peixoto San Martin, os Juízes do Trabalho Substitutos Márcio Lima do Amaral, Rita Volpatto Bischoff e Almiro Eduardo de Almeida, mais os Magistrados aposentados Alcides Matté e Ricardo Peçanha. Também compareceram advogados, peritos, servidores, familiares e representantes de entidades e da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

O projeto contempla, atualmente, três VTs e um Serviço de Distribuição dos Feitos (SDF), embora tenha sido projetado espaço para quatro VTs (uma ficará vaga, sendo utilizada como vídeo conferência e sala de treinamento). A área do terreno é de 859,27m². O total da edificação é de 2.803,03m². São 20 vagas descobertas de estacionamento. A construção atende às exigências legais para o uso de pessoa portadora de necessidade especial: rampa de acesso principal para PPNE, sanitários de público e de funcionários para o uso de PPNE. A edificação está preparada para colocação dos aeropautas, do quiosque digital, dos Terminais de Auto Atendimento (TAA), da vídeo conferência e do ponto eletrônico. Todas as salas estão com aparelhos de ar condicionado splits. Há uma escada de incêndio e um elevador (com previsão para colocação de outro) com seis paradas.

A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional. O Prefeito do Município de Sapiranga, Nelson Spolaor, abriu a série de discursos afirmando que "era mais que adequada a construção de um novo prédio" e que os municípios da região cresceram muito nos últimos anos. Disse que o novo Foro "é um espaço com qualidade, que engrandece a cidade e a Justiça do Trabalho". O Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Sapiranga, José Antônio Ramos Fernandes, lembrou dos tempos da instalação da Vara em 1990 e comentou que as demandas foram crescendo. Saudou a construção do novo prédio e garantiu que os advogados lutam por uma sociedade mais justa. Enalteceu a ação de todos que atuam na Justiça do Trabalho. Finalizou constatando que a nova sede é muito oportuna e dará merecido conforto aos cidadãos.

O Juiz Diretor do Foro, Horismar Carvalho Dias, iniciou sua fala dizendo que "hoje é um dia de festa e muita alegria, pois o que parecia um sonho distante, agora se torna realidade". Explicou que não era mais possível permanecer nas instalações antes ocupadas e ressaltou a "importância social da Justiça do Trabalho". Destacou o apoio da Caixa Econômica Federal na obra e a importância do anterior e da atual Administração do Tribunal. Informou que o novo prédio possibilitará a realização de eventos jurídicos direcionados para a comunidade e encerrou fazendo referência aos servidores "vocacionados, dedicados, todos da mais elevada qualificação ética e profissional".

O Desembargador-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, João Ghisleni Filho, agradeceu aos servidores do Foro que conviveram em condições não ideais nos últimos anos. Também lembrou a compreensão dos Magistrados e advogados. Registrou as dificuldades da construção e enalteceu a participação de todos os servidores que ajudaram na conclusão da obra. Discorreu sobre as obras simples e espaços adequados construídos pela Justiça do Trabalho e garantiu que a informática da JT é moderna. Lembrou que pesquisa indica a JT como o ramo do judiciário com a menor taxa de congestionamento e que outra pesquisa aponta a JT como o ramo do judiciário brasileiro melhor avaliado pela população brasileira, 18 pontos percentuais na frente do segundo colocado. Descreveu as obras já inauguradas nos últimos tempos, a que está por inaugurar (Foro de Bagé, em 4 de dezembro) e as que estão em execução. Explicou que ouve, muitas vezes, os advogados por todo o Rio Grande do Sul falaram que a JT se destaca pelo acesso aos Juízes e pela qualificação dos servidores. Afirmou, também, que a Escola Judicial está qualificando cada vez mais os Magistrados. E pediu, ao final, para que "façamos um bom uso desse prédio".

A fita inaugural das novas instalações do Foro Trabalhista de Sapiranga foram descerradas pelo Presidente Ghisleni e pelo Prefeito Spolaor. O descerramento da placa foi feito pelo Juiz Diretor do Foro, Horismar Carvalho Dias, e pelo Desembargador Denis. A cerimônia foi encerrada com a execução do Hino Riograndense. Após, os convidados foram conhecer as novas dependências da unidade.

DADOS DA OBRA

O PRÉDIO É DIVIDIDO NOS SEGUINTES COMPARTIMENTOS:

TÉRREO:
Zeladoria: 16,00m²
Segurança: 19,72m
Sala do servidor: 18,50m²

2º PAVIMENTO
Saguão de Público: 74,91m²
Posto Bancário: 51,56m² com espera para copa e um banheiro
OAB: 39,52m² com espera para copa e um banheiro
Central de Mandados: 17,30m² com copa e um banheiro
SDF: 71,04m² com dois banheiros PPNE e uma copa.
Atendimento: 9,55m²
Arquivo: 76,96m²
Dois banheiros públicos (masculino e feminino)

2º, 3º, 4º e 5º PAVIMENTO (Tipo)
Saguão de Público: 83,11m²
Dois banheiros públicos (masculino e feminino)
Uma secretaria com:
Sala de Audiências: 35,00m²
Arquivo: 22,00m²
Secretaria: 134,38m²
Atendimento: 8,47 m²
Dois sanitários para funcionários (masculino e feminino) PPNE.
Copa: 15,03 m²
Gabinete Juiz Titular: 22,34m²
Gabinete Juiz Substituto: 16,87m²
Um sanitário para juízes

6º PAVIMENTO
Sala para reservatórios superiores, casa de máquinas do elevador e terraço.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias