Inaugurado novo Posto Trabalhista em Marau
A Justiça do Trabalho inaugurou, no final da manhã desta quinta-feira (19), o nono Posto Trabalhista no Rio Grande do Sul, em Marau (vinculado ao Foro de Passo Fundo), na Avenida Júlio Borella, 1769, térreo, bairro Centro. O Posto tem jurisdição sobre 13 cidades: Camargo, Casca, Gentil, Itapuca, Marau, Montauri, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Vanini, Vila Maria e Serafina Corrêa. A criação desta nova unidade judiciária reduzirá em 13% o movimento processual de Passo Fundo.
Primeira autoridade a discursar, o Prefeito do Município de Marau, Vilmar Perin Zanchin, disse que "é uma honra sediar o Posto" e cumprimentou a iniciativa do Tribunal. Afirmou que a população da região terá "mais acesso à Justiça".
O Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Marau, Ildomar Marodim, explicou que "este é um momento histórico e toda a nossa comunidade está em festa. A instalação do Posto da Justiça do Trabalho em nossa cidade é fruto da união, dedicação, emprenho e muito trabalho dos advogados, do poder executivo, legislativo, das associações comerciais, industriais e serviços, dos sindicatos, da imprensa falada e escrita desta região".
O Juiz Diretor do Foro de Passo Fundo, Marcelo Gonçalves de Oliveira (Titular da 2ª VT), destacou que o novo Posto em Marau "era uma necessidade que se fazia". Lembrou das dificuldades que os advogados e as partes enfrentam com a estrada que liga Passo Fundo a Marau. Informou que o volume de demandas de Marau cresce muito, "o que significa o crescimento econômico do município e da região".
O Desembargador-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, João Ghisleni Filho, anunciou que as duas últimas semanas foram especiais para a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul. Na semana passada, houve a inauguração das instalações dos Foros de Taquara e Sapiranga, a comemoração dos 50 anos de instalação em Santa Maria e a sessão coletiva de autógrafos de Magistrados e Servidores, atividade que integrou a inédita participação na Feira do Livro de Porto Alegre. Lembrou que, há algum tempo, recebeu comitiva de Marau com a reivindicação de instalação da JT no município. Ressaltou que a JT tem que estar onde há atividade econômica, como é o caso marauense. E finalizou parafrasenado o Ministro Carlos Brito: "a Justiça do Trabalho é a única onde o pobre é protagonista".
O Presidente do TRT-RS, João Ghisleni Filho, e o Prefeito Zanchin foram convidados para descerrar a fita inaugural, enquanto a Desembargadora-Corregedora Regional, Beatriz Zoratto Sanvicente, e o Diretor do Foro de Passo Fundo, Marcelo Gonçalves de Oliveira, descerraram a placa alusiva à inauguração.
O saguão recebeu aproximadamente 50 convidados, entre autoridades, magistrados, servidores, peritos, advogados, políticos, representantes de entidades e comunidade em geral. Também estavam presentes os Juízes Substitutos Paula Silva Rovani Weiler e Luciano Ricardo Cembranel, o Juiz aposentado Paulo Augusto Rodegheri, e o Secretário de Integração Regional da Amatra, Juiz José Renato Stangler, Titular da VT de Soledade. Participaram da cerimônia, ainda, a Juíza Diretora da Comarca de Marau, Margot Cristina Agostini, e a Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, Silvana Ribeiro Martins.
A imprensa estava representada pelos veículos Rádio Alvorada, de Marau (Ronaldo Antonio Poletto); Jornal Correio Marauense (Everton da Rosa e Delcimar Bernarde); Jornal Folha Regional (Camila Agostini) e Jornal NC (Luiz Henrique Lima Gomes).
Acompanhavam a comitiva do Presidente Ghisleni o Diretor-Geral de Coordenação Administrativa, Luiz Fernando Taborda Celestino, a Secretária da Corregedoria, Gabriela Coelho, e o Diretor do Serviço de Engenharia e Arquitetura, Leonardo Quintana Litvin. Para instalação do Posto, foram realizados serviços prioritários para o início do funcionamento do mesmo, como instalação de rede eletrológica, instalação de divisórias leves para configuração das dependências, instalação de copa, e recomposição de revestimentos. O Posto conta, ainda, com acesso para PPNE's.
ÁREA TOTAL: 441,00m², com as seguintes dependências:
Saguão de Público: 89,00m²
Sala de Audiências: 25,00m²
Atendimento ao Público: 16,40m²
Secretaria: 54,90m²
Gabinete do Juiz: 13,50m²
Arquivo / CPD: 120,00m² Depósito: 13,50m²
Copa: 24,85m²
Dois sanitários de público
Sanitário para funcionários